O atacante Alef Manga está perto de voltar ao Coritiba após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O tribunal acatou o pedido da defesa do atleta e ele pode ser liberado para defender o Coxa já no Campeonato Paranaense.
Suspenso do futebol por um ano após confessar participação em esquema de apostas, Manga se apoia no caso do jogador Igor Cariús, ex-Paraná Clube, que conseguiu na Justiça o direito de voltar aos gramados antes do fim da punição.
Conforme consta no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), depois que a metade da pena for cumprida, a defesa do atleta pode pedir que o restante da punição seja convertido em serviços sociais ou em multa pecuniária.
O STJD acatou o pedido de Igor Cariús, a defesa de Manga também entrou com recurso e o jogador já está liberado da pena.
Alef Manga já pode voltar ao Coritiba?
A dúvida dos advogados de Alef Manga e da diretoria do Coritiba é como o STJD avalia o início do cumprimento da pena.
Caso o Tribunal considere que a pena começou a ser cumprida quando Manga foi condenado em primeira instância, o jogador estará apto a voltar ao Coritiba a partir de fevereiro. Mas se a Justiça Desportiva entender que o início da pena veio apenas depois da internacionalização da punição, quando Manga parou de jogar no Chipre, ele só ficaria disponível a partir de maio.
Oficialmente, Alef Manga ainda não foi reintegrado ao elenco coxa-branca e segue com o contrato suspenso. Caso ele seja autorizado a retornar já no mês que vem, ainda precisará cumprir cinco jogos de suspensão no Campeonato Paranaense por participação na briga no clássico Athletiba no torneio do ano passado.
- Era Dorival Júnior começa com vácuo na seleção e caos político na CBF
- Apostador oferece R$ 10 mil para goleiro levar dois gols na Copinha
- Marcelo Cirino assina com o Operário para temporada 2024
“O Alef Manga é um atleta do Coritiba que se encontra atualmente com o contrato suspenso por uma questão legal, e a Justiça é que vai dar o timing da sua autorização. A partir do momento que tiver liberação legal, nós iremos tratar desse assunto. Até agora é uma suposição”, destacou Júnior Chavare, diretor executivo de futebol do Coritiba, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (10).
Nota da defesa de Alef Manga
“Como representante legal do jogador Alef Manga, informo que o STJD acatou o pedido de conversão da pena do atleta. Ato contínuo, será realizado o pagamento da multa imposta e aguardo a expedição da certidão do DCO a fim de obter a data precisa do retorno do atleta manga à temporada 2024.
Nesse sentido, a defesa está muito satisfeita coma decisão do STJD e tomará as medidas necessárias para garantir que o atleta esteja regularizado a tempo de exercer plenamente sua profissão.”
Relembre o caso Alef Manga
No Campeonato Brasileiro de 2022, Alef Manga aceitou dinheiro para receber um cartão amarelo na partida contra o América-MG e, assim, colaborou com apostadores.
O caso veio à tona em 2023 e Manga foi julgado e punido pelo STJD com um ano de suspensão. Ele teve o contrato suspenso com o Coxa, foi reintegrado ao elenco e depois acabou emprestado ao Pafos, do Chipre.
Com a internacionalização da pena, ele também teve que parar de jogar pela equipe europeia e agora aguarda uma decisão da Justiça para voltar a vestir a camisa do Coritiba.