O próximo Atletiba pelo Brasileirão, no próximo domingo (14), na Arena da Baixada, não terá mais torcida única, e sim contará com a presença da torcida visitante. A decisão foi comunicada nesta terça (9), após reunião dos clubes com as torcidas organizadas, órgãos de segurança e Ministério Público do Paraná (MPPR).
Havia a expectativa de torcida única, como se repetiu nos últimos clássicos. Porém, para isso tanto Athletico como Coritiba deveriam concordar com a medida; e o Coxa se posicionou a favor da presença da torcida visitante.
Já o Athletico, o Ministério Público e a Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) defenderam a torcida única no Atletiba.
Para o delegado Luiz Carlos Cruz, da Demafe, os últimos acontecimentos de brigas de torcidas não recomendavam torcida dividida. Já o Promotor de Justiça do MPPR, Maximiliano Ribeiro Deliberador, afirma que o órgão espera “juízo” das torcidas: “as policias Civil e Militar concordaram em dar todo o apoio desse final de semana”, relatou.
O clássico no Couto Pereira, previsto para setembro, também deve ter duas torcidas.
Esquema de segurança no Atletiba
A reunião definiu que o Athletico deve disponibilizar 1.600 ingressos para a torcida do Coritiba. As entradas vão custar R$ 200 (R$ 100 meia-entrada).
Para a partida, a Polícia Militar vai contar com um efetivo de 220 policiais, que vão atuar na escolta das torcidas e no patrulhamento em terminais.
“Todas as escoltas estão sendo bem posicionadas, de forma proporcional, para que não tenha possibilidade de enfrentamento”, disse o tenente-coronel da PM, Paulo Siloto.
Siloto afirmou que as polícias Civil e Militar são favoráveis a torcida única, mas que apósa reunião, será dado um “voto de confiança” às torcidas.
“Essa é a oportunidade que está sendo dada para as torcidas organizadas de mostrarem o que trouxeram para nós nessa reunião”
Athletico e Coritiba se enfrentam no próximo domingo (14), às 18h30. O jogo é válido pela sexta rodada do Brasileirão.