Santos, 13 (AE) – Contratado para substituir o demitido Paulo Turra, o técnico Diego Aguirre estreou no comando do Santos com uma derrota por 4 a 0 para o Fortaleza, no Castelão, em jogo válido pela 19ª rodada do Brasileirão.
O resultado soterra toda a esperança cultivada pelos santistas na última semana, ao longo da qual foi articulada uma mudança de tom entre os torcedores, que deixaram as cobranças de lado e apoiaram os jogadores com um foguetório no embarque para a capital cearense
A resposta em campo, contudo, ficou longe do esperado. Os quatro dolorosos gols, todos marcados no segundo tempo, fazem o time alvinegro terminar o primeiro turno do campeonato nacional dentro da zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 18 pontos.
Dos últimos 18 jogos da temporada, apenas um terminou em vitória. O Fortaleza, que vinha de quatro derrotas seguidas no Brasileirão, fica em 11º lugar, com 26 pontos.
Santos segura o Fortaleza no primeiro tempo
Aguirre teve de lidar com desfalques para montar sua primeira escalação no Santos. Além da ausência de Marcos Leonardo, que não treinou durante a semana enquanto seus representantes negociam com a Roma, o treinador não pode contar com o goleiro João Paulo, o meia Lucas Lima e o atacante Mendoza, suspensos.
Diante de tal cenário, Aguirre surgiu com uma ideia pouco usual no setor ofensivo, escalando o lateral-direito João Lucas como um meia-atacante pela direita. Sem o artilheiro Marcos Leonardo, preencheu a vaga de referência no ataque com Julio Furch, que sofreu por estar muito isolado. O centroavante argentino recebia muitas bolas longas dos companheiros, mas a falta de aproximação tornava as tentativas inúteis.
Os santistas evoluíram com o passar do tempo, especialmente após Jean Lucas ficar mais à vontade no jogo. Era ele quem comandava a saída e fazia a bola chegar com um pouco mais de qualidade ao campo de ataque. O Fortaleza, por sua vez, soube usar a fragilidade da defesa alvinegra nas bolas aéreas para causar alguns sustos no adversário
Fortaleza faz 4 no segundo tempo e atropela o Santos
Depois de um primeiro tempo razoável, o Santos deixou o Fortaleza chegar mais vezes e passou a cometer erros defensivos também pelo chão, como aos 13 minutos, quando Machuca dominou dentro da área e bateu no canto esquerdo de Vladimir para abrir o placar no Castelão. Após ter a rede balançada, o Santos teve momentos de reorganização e conseguiu algumas jogadas interessantes no campo ofensivo.
- Grêmio bate o Fluminense em confronto direto no Brasileirão
- Coritiba leva virada do Corinthians na Neo Química Arena
- Neymar se acerta com Al-Hilal e ganhará R$ 861 milhões em 2 anos, diz jornal
A entrada de Soteldo, em seu primeiro jogo após mais de um mês de afastamento por indisciplina, trouxe um fator novo à equipe do litoral paulista, com jogadas mais agudas para quebrar a marcação.
Uma reação não parecia impossível, mas o cenário mudou depois que João Basso marcou um gol contra, aos 34, ampliando o placar para os donos da casa. Aos 37, Caio Alexandre recebeu sozinho dentro da área e anotou o terceiro. Pacheco fez o quarto, aos 45.
Ficha técnica: Fortaleza 4 x 0 Santos
- Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; José Welison, Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Pochettino (Pedro Augusto); Marinho (Yago Pikachu), Thiago Galhardo (Silvio Romero) e Machuca (Guilherme). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
- Santos: Vladimir; Gabriel Inocêncio, Joaquim, João Basso e Dodô; Rodrigo Fernández (Camacho); Dodi, João Lucas (Weslley Patati), Jean Lucas (Luan Dias) e Lucas Braga (Soteldo); Julio Furch (Bruno Mezenga). Técnico Diego Aguirre.
- Gols: Machuca, aos 13, João Basso (Contra), aos 34, Caio Alexandre, aos 37, e Bruno Pacheco, aos 41 minutos do segundo tempo.
- Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ).
- Cartões amarelos: Machuca, Titi e Rodrigo Fernández.
- Renda: R$ 346.017,00
- Público: 32.301 torcedores
- Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).