Athletico e Coritiba condenam suposta “xenofobia” de auditor do TJD-PR

Rivais dentro de campo, Athletico e Coritiba divulgaram uma nota conjunta condenando uma suposta “xenofobia” nos comentários feitos por um dos auditores do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) nesta quarta-feira (1º), durante o julgamento da briga no último Atletiba. No comunicado, ambos os clubes consideram as falas do auditor como “preconceituosas”.

Foto: Bruno Romualdo/Rede Massa

A polêmica se deu quando Rubens Dobranski se dirigiu ao técnico português Antônio Oliveira, hoje no comando do Coritiba.

Quando ele estava prestando depoimento para relatar o que aconteceu durante a briga, foi interpelado pelo auditor: “Técnicos portugueses que estão trabalhando no Brasil parecem que estão querendo marcar território (…) O senhor não acha que está sendo muito reclamão com os árbitros do Paraná”.

Para exemplificar o caso, ele citou Abel Ferreira, do Palmeiras, que constantemente é advertido pela arbitragem com cartões amarelos pelo seu comportamento à beira do campo.

Antônio Oliveira responde comentário “xenofóbico”

Oliveira indagou Dobranski: “Então o doutor está dizendo que os portugueses estão querendo marcar território. Isso é uma opinião do doutor, respeito muito, não é a minha”, disse, acrescentando que “para mim, as pessoas cada uma tem a sua índole. Eu tenho a minha forma de viver o jogo”.

O atual técnico do Coritiba também questionou a arbitragem paranaense e reclamou que “eu espirro, levo amarelo. Eu penso, levo amarelo. Como preparo meu time pro adversário, árbitros tem de se preparar para cada técnico. Um amarelo não vai resolver nada. Temos uma boca e uma língua pra conversar”.

Nota conjunta de Athletico e Coritiba

Nesta quinta-feira (2), os dois principais clubes de Curitiba emitiram uma nota conjunta condenando o que consideram como “falas xenofóbicas” e “ato preconceituoso”. Veja a íntegra do comunicado emitido pelos dois clubes:

Diante dos fatos ocorridos na noite de ontem, quarta-feira (01), durante o julgamento dos atletas do Athletico Paranaense e Coritiba Foot Ball Club perante o TJD/PR, os clubes, em conjunto, vêm a público manifestar que repudiam veementemente as falas xenofóbicas proferidas pelo auditor Rubens Dobranski ao técnico do Coritiba, António José Cardoso de Oliveira.

Os clubes salientam que este ato preconceituoso direcionado ao profissional é inadmissível em qualquer situação ou contra qualquer pessoa.

O Athletico e o Coritiba reiteram que atitudes racistas ou de qualquer outra natureza discriminatória são absolutamente inaceitáveis. Os clubes têm profundo respeito por todos os estrangeiros que atuam no futebol brasileiro, que foi construído por pessoas e profissionais das mais diversas etnias e nacionalidades, engrandecendo e trazendo diversidade ao esporte.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.