TJD-PR denuncia envolvidos em briga no Atletiba; Athletico pode perder pontos e mando

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) protocolou nesta segunda-feira (13) a denúncia da briga no clássico Atletiba no dia 5 de fevereiro. Na ocasião, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Paranaense, jogadores de Athletico e Coritiba se envolveram uma pancadaria generalizada.

denuncia-briga-atletiba
Foto: Reprodução/NSports

Além dos atletas, o TJD-PR denunciou os próprios clubes, dirigentes, o técnico António Oliveira e o árbitro da partida, José Mendonça da Silva Junior.

Mandante da partida, o Athletico pode perder mando de campo e até pontos no campeonato. Além da briga, o clube é denunciado porque torcedores do clube invadiram o campo e arremessaram objetos no gramado.

Nesta segunda (13), os jogadores do Furacão e do Coxa prestaram depoimento na Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe). Eles assinaram um termo circunstanciado e foram noticiados pelo crime de rixa.

Foram intimados do lado do Athletico os zagueiros Thiago Heleno e Pedro Henrique, o lateral-esquerdo Pedrinho, o volante Christian e o meia David Terans. Os atletas do Coxa que foram para a delegacia são o zagueiro Marcio Silva e os atacantes Fabrício Daniel e Alef Manga.

Todos os jogadores ficaram em silêncio no depoimento.

Confira os denunciados pelo TJD-PR pela briga no Atletiba:

Os jogadores denunciados pela briga foram:

  • Thiago Heleno (Athletico)
  • Pedro Henrique (Athletico)
  • Pedrinho (Athletico)
  • Christian (Athletico)
  • David Terans (Athletico)
  • Fabricio Daniel (Coritiba)
  • Alef Manga (Coritiba)
  • Marcio Silva (Coritiba)
  • Victor Luís (Coritiba)

A novidade na lista de jogadores é o lateral-esquerdo Victor Luís, do Coritiba. Ele não foi expulso pela arbitragem na briga, mas foi denunciado após a procuradoria analisar imagens que mostram ele agredindo um jogador adversário.

Os atletas foram todos enquadrados no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “praticar agressão física durante a partida”. A pena prevista é de suspensão de quatro a doze partidas. Thiago Heleno, Pedro Henrique, Christian, Terans e Fabricio Daniel devem ter a pena duplicada, porque foram denunciados duas vezes neste artigo.

O técnico António Oliveira também foi denunciado. Ele foi enquadrado nos artigos 258-B (invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar) e 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva).

Dirigentes

Os dirigentes dos clubes foram enquadrados no artigo 258-B do CBJD por invadirem o gramado após a partida. Foram denunciados o presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia; o presidente interino do Coritiba, Glenn Stenger; o vice-presidente do Coxa, Jair José de Souza; e o head esportivo do Coritiba, Lucas Drubscky.

Clubes

O Coxa foi denunciado pela briga (artigo 257) e porque, segundo a denúncia, não foi possível identificar todos os envolvidos no clube na confusão. A pena prevista é de multa.

Já o Athletico teve mais denúncias. Além dos mesmos termos do Coritiba, o Furacão foi denunciado pela falta de segurança na partida, que segundo a denúncia criou condições para a briga, e pela suspensão do jogo.

O clube também foi denunciado por arremesso de objetos no campo por parte torcedores durante comemoração do gol do Coritiba e porque, durante a briga no Atletiba, torcedores invadiram o campo e acertaram atletas do Coxa. As denúncias podem gerar penas de perda de mando de campo e perda de pontos.

Árbitro

O árbitro da partida, José Mendonça da Silva Junior, foi denunciado no artigo 266, porque teria deixado de relatar todas as ocorrências e porque alguns pontos da súmula da partida estavam com contradições.

A denúncia ainda passará pelos processos da Justiça Desportiva. O julgamento deve ser iniciado ainda neste mês, mas não há previsão de quando as penas devem ser aplicadas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.