Operário bate o Coritiba em casa no primeiro encontro dos times em 2021

O Operário Ferroviário venceu o Coritiba por 1 a 0 na tarde deste sábado (3) em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paranaense. Schumacher marcou o único gol da partida na segunda etapa e garantiu os três pontos que colocaram o Fantasma provisoriamente na terceira posição, com sete pontos; o Coritiba é o quarto, com seis. O jogo foi disputado no estádio Germano Krüger e teve transmissão exclusiva da Rede Massa.

André Jonsson/OFEC

Este foi o primeiro confronto entre as duas equipes nesta semana – na próxima terça, elas voltam a entrar em campo na Arena Joinville, desta vez pela Copa do Brasil. Por isso, o técnico Gustavo Morinigo, do Coxa, preferiu escalar um time mais jovem e, em sua maioria, reserva. Tudo para preservar o elenco principal para o duelo válido pelo torneio nacional. Já Matheus Costa preferiu colocar em campo o que tinha de melhor para tentar os três pontos diante do rival.

Sobre a partida

André Jonsson/OFEC

O jogo começou movimentado com as duas equipes marcando forte no meio de campo. O Operário teve uma chance clara antes dos cinco minutos com uma bola cruzada na área, mas o zagueiro Bonfim chutou mal e desperdiçou a chance de abrir o placar. O Fantasma seguiu pressionando e teve uma nova chance aos 9 minutos, mais uma vez com bola jogada na área. Melhor nos primeiros 15 minutos principalmente na bola parada e na marcação pressão, o Operário diminuiu o ritmo e aos poucos o Coxa começou a chegar no ataque.

Depois de um início agitado, as duas equipes diminuíram o ritmo e as chances de gol surgiram principalmente de falhas defensivas e chutes de fora da área. Mesmo assim, os goleiros Simão e Arthur pouco trabalharam na primeira etapa. As melhores oportunidades dos dois lados foram em chutes para fora e ninguém conseguiu realmente assustar o time adversário.

André Jonsson/OFEC

Para o segundo tempo, Morinigo manteve o mesmo time em campo, mas Matheus Costa decidiu poupar dois jogadores importantes já de olho na partida pela Copa do Brasil. Ricardo Bueno deu lugar a Schumacher, enquanto Marcelo saiu para a entrada de Felipe Garcia. O cenário no início da segunda etapa foi semelhante, com o Operário aproveitando melhor as chances de jogar a bola na área, incluindo um bom chute de fora da área que assustou o goleiro Arthur.

Tentando dar mais dinâmica no meio de campo, o técnico alviverde tirou Valdeci e Taílson para colocar Robinho e Cerutti aos oito minutos. Enquanto o time misto do Coxa apostava nos contra-ataques, o Operário tentava pressionar a marcação e usava os lados do campo para tentar abrir o placar. E foi exatamente numa jogada pela direita que saiu primeiro gol do Fantasma. Alex Silva cruzou, Arthur não conseguiu afastar e Schumacher marcou de cabeça.

André Jonsson/OFEC

Logo após marcar o gol, Matheus Costa tirou o atacante Rafael Oller para colocar o lateral Fabiano, também para preservar o atacante para o jogo de terça-feira. Do lado coxa branca, Pablo Thomaz saiu para dar lugar a Igor Paixão. Como resposta à alteração, Matheus Costa reforçou a defesa colocando Fábio Alemão no lugar do lateral Alex Silva. As mudanças não surtiram tanto efeito e, com a vantagem no placar, o Operário reduziu a pressão na marcação e mesmo assim conseguiu evitar a criação de jogadas pelos visitantes.

Já na reta final do jogo, os treinadores fizeram suas últimas apostas para tentar garantir um bom resultado em Ponta Grossa. Jean Carlo saiu do time do Operário para a entrada de Leandrinho, reforço vindo do futebol português recém-contratado pelo Fantasma. Do lado de Curitiba, Guilherme Biro saiu para dar lugar a Lucas Nathan, enquanto Matheus Sales saiu para a entrada de Waguininho.

André Jonsson/OFEC

O Coritiba aumentou a pressão nos últimos minutos do jogo para tentar ao menos buscar o gol de empate, mas a expulsão de Matheus Bueno aos 41 minutos da etapa final tirou as chances do Coxa buscar o empate. A vitória dentro de casa leva o Operário aos sete pontos em quatro jogos e deixa a equipe provisoriamente na terceira posição do Paranaense.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.