O Athletico fez uma grande partida contra o Botafogo nesta quarta-feira (17), na Arena da Baixada, pelo jogo da ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Após sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo, o Furacão reagiu e o placar terminou em 3 a 2.
Vitor Roque, Vitor Bueno e Fernandinho comandaram a virada.
Agora o Rubro-negro pode jogar pelo empate no jogo da volta, marcado para o dia 31 de maio, no Engenhão.
Antes, o Athletico tem três compromissos. No sábado (20), a equipe de Paulo Turra enfrenta o Red Bull Bragantino fora de casa pelo Brasileirão. Na semana que vem, pela Libertadores, o duelo é contra o Atlético-MG, no Mineirão. E depois ainda encara o Grêmio em casa pelo Campeonato Brasileiro.
Athletico x Botafogo
O Athletico fez um bom primeiro tempo, controlando a posse de bola, mas teve pouca efetividade no ataque. Pablo e Vitor Roque tiveram chances, mas não assustaram. Já o Botafogo foi mais eficiente nos contra-ataques e jogo aéreo. Aos 38′, o Fogão abriu o placar com o artilheiro Tiquinho Soares, que aproveitou sobra após cobrança de escanteio.
Dois minutos depois, o Botafogo ampliou com Luiz Henrique. Tiquinho Soares veio em arrancada e a bola ficou com o atacante, que chutou forte e contou com o desvio de Zé Ivaldo.
Perdendo de dois a zero em casa, o Furacão não se abalou e fez um segundo tempo avassalador. Madson e Vitor Bueno entraram no time, que teve mais repertório no ataque. Aos 10′, Bueno cobrou escanteio, Madson desviou e Vitor Roque dominou para marcar o primeiro do Athletico.
Logo aos 16′, Vitor Roque tocou para Vitor Bueno fora da área, e o meia mandou um foguete, sem chances para o goleiro Lucas Perri.
O Athletico continuou pressionando em busca da virada. E ela veio aos 36′: Vitor Bueno, de novo, cobrou falta na medida para Fernandinho cabecear para o gol.
Final da partida: Athletico 3 x 2 Botafogo
Ficha técnica
Copa do Brasil 2023: Oitavas de final – Jogo de ida
Data: 17/05/2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Local: Arena da Baixada
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
Quarto árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Athletico Paranaense: Bento; Khellven (Madson, no intervalo), Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Fernando; Erick (Alex Santana, aos 29′ do 2º tempo), Fernandinho e Christian (Vitor Bueno, no intervalo); Canobbio (Tomás Cuello, aos 34′ do 2º tempo), Vitor Roque e Pablo (Willian, aos 24′ do 2º tempo)
Técnico: Paulo Turra
Gols: Vitor Roque, aos 10′, Vitor Bueno, aos 16′, e Vitor Bueno, aos 36′ do segundo tempo
Cartão amarelo: Fernandinho
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Tchê Tchê, Gabriel Pires (Marlon Freitas, aos 14′ do 2º tempo) e Lucas Fernandes (Eduardo, aos 14′ do 2º tempo); Júnior Santos, Tiquinho Soares e Luiz Henrique (Victor Sá, aos 14′ do 2º tempo)
Técnico: Luís Castro
Gols: Tiquinho Soares, aos 38′, e Luiz Henrique, aos 40′ do primeiro tempo
Cartão amarelo: Victor Cuesta