Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
22ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Copa do Mundo alavanca procura pela disciplina “Plantão esportivo”

Redação

Redação

Podemos afirmar que o ano de Copa do Mundo possui uma atmosfera diferente. Não só para os amantes do futebol e para os que trabalham com o esporte, mas também considerando o mercado como um todo. As pessoas se reúnem durante os jogos, em casa, bares e festas, e isso gera um aumento na venda de itens como televisores, petiscos, bebidas e alimentos. As mudanças em um ano de Copa não param por aí. A área da educação é outro segmento no qual ocorrem transformações movidas pelo evento esportivo. No Elite Rede de Ensino, a disciplina eletiva “Plantão Esportivo”, trabalhada dentro do EAI (Ecossistema de Aprendizagem Inovador), foi lançada no início de 2022 e, de imediato, teve uma grande procura. No primeiro semestre foi a sexta disciplina mais procurada dentre todas as eletivas ofertadas pelo programa e, agora, no segundo, saltou para a terceira posição. A pedido dos próprios estudantes da rede, a escola lançou a matéria no início de 2022.

Foto: Canva

Embasado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas diretrizes da educação brasileira, no EAI são trabalhadas competências como pensamento crítico, trabalho em grupo, capacidade de fazer suas próprias escolhas, de resolver problemas, de se comunicar, autoconfiança e adaptação a diferentes cenários. 

Nas eletivas do EAI, os alunos concluem as disciplinas ao fim de cada semestre e realizam uma apresentação de um projeto final sobre o tema estudado. Segundo a coordenadora de inovação do Elite, Amanda Mussauer, os jovens solicitavam algo voltado para as carreiras esportivas, ultrapassando o exercício físico em quadra ou em campo. “A partir de então, pensamos em uma eletiva que abordasse o jornalismo esportivo, e-games e outras profissões que, hoje, chamam muito a atenção dos adolescentes”.

Ao longo do semestre, o professor da disciplina trata de uma temática por aula totalizando 15 encontros. Dentre eles, Esporte como fator para mudança social, Esporte e Economia, Da quadra às massas, Esporte e Saúde, E-sports, Novos Esportes, Mulheres no esporte, Doping e Jornalismo como carreira nos esportes. A matéria é oferecida do sexto ano do ensino fundamental anos finais à segunda série do ensino médio, com abordagens distintas em cada segmento.

Um ponto que também vale destaque é a notável procura das meninas pela aula “Plantão Esportivo”. “Hoje, estamos vendo um envolvimento maior das mulheres no esporte e ficamos muito felizes por proporcionar uma entrada nesse meio para as nossas alunas na educação básica. É importante que elas se sintam parte de toda a estrutura do esporte. E mais, que estejam confiantes em suas decisões, pois os obstáculos a serem superados ainda existem. Portanto, oferecendo educação de qualidade que aborda esse tópico, temos certeza de que as nossas alunas irão ocupar cada vez mais esses espaços”, afirma Amanda.

De acordo com a coordenadora, ainda não é possível mensurar quantos estudantes seguirão o caminho do jornalismo esportivo, entretanto observa-se uma grande procura pelo assunto e um anseio por terem a disciplina como uma opção de aprofundamento.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia