Brasil empata com a Jamaica e está fora da Copa Feminina

Com a colaboração de Folhapress

O Brasil não conseguiu furar a defesa da Jamaica, empatou em 0 a 0 e foi eliminado da Copa do Mundo Feminina. A partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos marca também a despedida da craque Marta dos Mundiais.

brasil-jamaica-copa-feminina
Foto: Thais Magalhães/CBF

Precisando da vitória para seguir em busca do título inédito, Pia Sundhage colocou a camisa 10 entre as titulares no jogo disputado nesta quarta-feira (2) em Melbourne, na Austrália.

Mas nem mesmo a melhor jogador da história foi capaz de acalmar os ânimos do Brasil, que foi incapaz de furar a defesa da Jamaica e esbarrou no próprio nervosismo, abusando dos erros de passe e de finalizações.

Essa foi a terceira eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina ainda na fase de grupos. As outras duas aconteceram nas primeiras edições do Mundial, em 1991 e 1995. França e Jamaica avançam às oitavas de final pelo Grupo F e o Brasil termina na terceira posição.

Brasil eliminado após empate com a Jamaica

O Brasil foi dominante no primeiro tempo, mas errou muitos passes perto da área adversária – mesma falha notada na derrota por 2 a 1 para a França.

Marta foi a jogadora mais marcada do Brasil e conseguiu criar pouco, cercada de jamaicanas a cada vez que tocava na bola.

Antônia e Tamires, pelas laterais, foram as jogadoras que conseguiram desafogar a seleção e ajudaram a criar as melhores oportunidades, mas não o suficiente para balançar as redes.

Enquanto Pia Sundhage tentou colocar o time no ataque, com Bia Zaneratto no lugar de Ary Borges, a estratégia da Jamaica foi de se defender e apostar nos lançamentos longos para tentar fazer o gol – o empate classificaria as jamaicanas às oitavas.

Com a vitória da França por 5 a 3, o Brasil precisava fazer o gol para avançar, mas o nervosismo tomou conta das jogadoras. Quanto mais o tempo passava, mas difícil ficava para a seleção se encontrar em campo e mais frequente eram os erros de passe.

A pressão continuou mesmo com o time desorganizado, mas não foi o suficiente para que o Brasil chegasse às oitavas da Copa, amargando uma eliminação na fase de grupos depois de 28 anos.

Marta se despede da Copa do Mundo

Maior artilheira da história das Copas, Marta foi substituída faltando 10 minutos para o fim da partida, já exausta. Em sua história na seleção brasileira, ela marcou 17 gols em Copas do Mundo, recorde absoluto entre homens e mulheres.

Em 189 partidas pela seleção, a camisa 10 marcou 122 gols. Conquistou títulos da Copa América em 2003, 2010 e 2018, foi medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 2003 e 2007 e ficou com a prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008.

Em Mundiais, foi vice-campeã em 2007, perdendo pênalti na final contra a Alemanha.

Ficha técnica: Brasil 0 x 0 Jamaica

  • Jamaica: Spencer; Blackwood, A. Swaby, C. Swaby, Wiltshire; Sampson, Spence, Primus; Brown (Washington), Matthews (Cameron), Shaw. Técnico: Lorne Donaldson
  • Brasil: Lelê; Antonia (Geyse), Rafaelle, Kethellen, Tamires; Luana (Duda Sampaio), Keronin, Adriana, Ary Borges (Bia Zaneratto); Debinha e Marta (Andressa Alves). Técnica: Pia Sundhage
  • Estádio: AAMI Park, em Melbourne (Austrália)
  • Público: 27.638
  • Arbitragem: Esther Staubli (Suíça)
  • Assistentes: Katrin Rafalski (Alemanha) e Susann Küng (Suíça)
  • Cartões amarelos: Matthews (JAM)
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.