SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Após golear a Zâmbia por 5 a 0 na primeira rodada, o Japão venceu mais uma na Copa do Mundo Feminina. Desta vez, as nipônicas bateram a Costa Rica por 2 a 0, com gols de Naomoto e Fujino.
Após o complemento da rodada, o Japão garantiu vaga nas oitavas de final, mas perdeu a liderança do Grupo C, superado no saldo de gols pela Espanha (8 a 7). A Costa Rica, sem nenhum ponto conquistado – assim como a Zâmbia – já está fora da Copa.
Japão e Espanha se enfrentam na última rodada, em jogo que vale o primeiro lugar do grupo. A Costa Rica busca seu primeiro gol e seu primeiro ponto em confronto contra a Zâmbia.
COMO FOI O JOGO
O Japão foi superior durante toda a partida e construiu boa vantagem no primeiro tempo.
O primeiro gol do Japão saiu aos 24 minutos, quando Tanaka tocou para Naomoto, que invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado, marcando o primeiro gol da partida.
Dois minutos depois, Fujino ampliou o placar com um belo giro em Elizondo, invadindo a área pela ponta direita e chutando entre a trave esquerda e a goleira.
A seleção japonesa pressionou em busca do terceiro gol nos primeiros minutos da etapa final, mas diminuiu o ritmo com o passar do tempo e apenas administrou a vitória.
A Costa Rica finalizou a gol apenas uma vez, com Gloriana Villalobos, que parou em Yamashita.
PRÓXIMO JOGO
Na próxima e última rodada do Grupo C, o Japão enfrenta a Espanha em partida que provavelmente valerá a liderança da chave, enquanto a Costa Rica joga contra a Zâmbia. As duas partidas serão disputadas na segunda-feira (31), às 4h (horário de Brasília).
Situação atual da tabela: Japão (6 pontos), Espanha (3 pontos), Costa Rica (0 pontos) e Zâmbia (0 pontos).
JAPÃO
Yamashita; Minami, Kumagai e Miyake; Shimizu (Moriya), Sugita, Hasegawa e Hayashi (Nagano); Fujino (Miyazawa), Naomoto (Seike) e Tanaka (Ueki). Técnico: Futoshi Ikeda
COSTA RICA
Solera; Villalobos, Coto, Benavides e Elizondo; Guillen (Villalobos), Granados (R. Rodríguez) e Herrera; Alvarado; Salas (Scott) e Chinchilla. Técnica: Amelia Valverde
Estádio: Forsyth Barr Stadium, em Dunedin (Nova Zelândia)
Público: 6.992 pessoas
Árbitro: Maria Sole Ferrieri Caputi (Itália)
Assistentes: Francesca Di Monte (Itália) e Elena Mihaela Gomoescu Țepușă (Romênia)
Cartões amarelos: Chinchilla (COS)
Gols: Naomoto (JAP), aos 25 minutos, e Fujino (JAP), aos 27 minutos do primeiro tempo