O Conselho Deliberativo do Athletico definiu, por unanimidade, a mudança de nome da Arena da Baixada. Em reunião nesta segunda-feira (27), ficou definido que o estádio do Furacão passará a se chamar Estádio Mario Celso Petraglia, em homenagem ao atual presidente do clube.
Durante 90 anos, a casa do Athletico homenageou Joaquim Américo Guimarães, fundador do Internacional Football Club, que deu origem ao Furacão, e um dos idealizadores da casa rubro-negra – ele dava o nome oficial do estádio até a decisão unânime dos conselheiros.
Na reunião desta segunda, também ficou definido que será construído um memorial do clube que receberá o nome de Joaquim Américo para que a importante figura na história do Athletico também seja reconhecida.
“O novo nome institucional homenageia quem acreditou em um sonho, reconstruiu o estádio duas vezes e colocou o nome do Athletico Paranaense em uma Copa do Mundo: Mario Celso Petraglia”, diz comunicado oficial do clube sobre a decisão do Conselho Deliberativo.
Mesmo com a mudança do nome aprovada pelo Conselho, o nome comercial do estádio, Ligga Arena, não tem alterações. Os naming rights continuarão a ser usados durante o prazo celebrado em contrato em todas as comunicações do Athletico.
Estádio Mario Celso Petraglia
Os conselheiros decidiram aprovar a homenagem ainda em vida ao cartola. Mario Celso Petraglia foi eleito presidente pela primeira vez em 1995 e promoveu duas grandes reformas no estádio, em 1999 e 2014 – esta última permitiu que a Arena sediasse partidas da Copa do Mundo do Brasil.
- Seis ruas de Curitiba terão mudança de sentido nesta terça: veja alterações
- Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro comemora quando? Cartórios explicam
- Repelente mais caro? Procon está de olho no aumento dos preços
Foi durante a era de Petraglia no comando do Atheltico que o clube alcançou suas maiores glórias: o Campeonato Brasileiro de 2001, a Copa do Brasil de 2019, duas Copas Sul-Americanas em 2018 e 2021, e o vice-campeonato da Libertadores em 2022.
Nos próximos dias, a diretoria do Athletico deve informar quando a mudança do nome para Estádio Mario Celso Petraglia será oficializada.