Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Federação sorteia grupos, e Paulistão de 2017 terá mais jogos de mata-mata

- Federação sorteia grupos, e Paulistão terá mais jogos de mata-mata

O Campeonato Paulista de 2017 terá 16 times, quatro a menos do que em 2016, e todas as fases mata-mata serão definidas em dois jogos. Essas são as principais mudanças para o torneio do ano que vem, apresentadas na manhã desta terça-feira na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo.

O Conselho Técnico da competição contou com a presença de representantes de todos os clubes da primeira divisão de São Paulo e realizou o sorteio dos quatro grupos. O torneio será disputado de 29 de janeiro a 7 de maio.

A fórmula de disputa é a mesma do ano passado. Os 16 clubes foram divididos em quatro grupos com um cabeça de chave. Na primeira fase, cada time joga contra os rivais das outras chaves. Os times não se enfrentam dentro de sua chave. Santos e Audax, que fizeram a final do Paulistão 2016 caíram no mesmo grupo e, portanto, não vão se enfrentar na fase inicial.

Após 12 rodadas - seis delas terão clássicos -, os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, quando começa a fase de mata-mata. A partir das quartas de final, todas as etapas são disputadas em jogos de ida e volta.

O número de clubes vem sendo reduzido gradativamente desde 2014. O formato atual com 16 equipes tem o menor número de participantes desde 2002 e é considerado o número ideal pela federação. A avaliação dos dirigentes é de que e a redução era necessária para encurtar a primeira fase, normalmente a menos atraente da competição. Por outro lado, confere mais "peso" aos mata-matas. O Paulistão 2017 rebaixará somente os dois últimos colocados da primeira fase. Neste ano, foram seis rebaixados; nos anos anteriores, quatro caíram.

Outra novidade é a volta da disputa do Campeão do Interior. Os seis clubes que não avançarem às quartas de final e não forem rebaixados disputarão o troféu em formato a ser definido.

Veja os grupos do Paulistão 2017:

Grupo A - Corinthians, São Bernardo, Ituano, Botafogo.

Grupo B - São Paulo, Red Bull Brasil, Linense, Ferroviária.

Grupo C - Palmeiras, São Bento, Novorizontino, Santo André.

Grupo D - Santos, Audax, Ponte Preta, Mirassol.