França passa sufoco, mas bate Irlanda e segue 100% nas eliminatória da Eurocopa

Com a colaboração de Estadão Conteúdo

Dublin, 27 (AE) – Depois de estrear nas eliminatórias da Eurocopa com uma goleada sobre os holandeses, a França voltou a se mostrar eficiente nesta segunda-feira ao superar a Irlanda por 1 a 0 em Dublin. Mas ao contrário da exibição de gala da primeira rodada, os franceses sofreram para garantir os três pontos fora de casa. Com uma defesa milagrosa aos 44 minutos, Maignan garantiu os três pontos.

Foto: Reprodução/Twitter/EURO2024

O triunfo coloca o time dirigido pelo técnico Didier Deschamps na liderança do Grupo B com duas vitórias em dois jogos. Já a Irlanda marca o seu primeiro jogo na competição com uma derrota.

Franceses e irlandeses voltam a jogar pela terceira rodada da chave na próxima sexta-feira. A Irlanda tenta a reabilitação visitando a Grécia, enquanto a França também joga longe de seus domínios e desafia a seleção de Gibraltar.

França x Irlanda

No confronto da criatividade contra a marcação, pelo menos no primeiro tempo, a entrega tática dos irlandeses foi mais eficiente. Diante do forte bloqueio armado pelo treinador Stephen Kenny, os franceses tiveram dificuldades. Bem marcado, Mbappé encontrou dificuldades em achar os espaços e Giraud acabou sendo pouco acionado.

Aos 23 minutos, no entanto, em jogada de bola parada, a França quase balançou a rede. Griezmann bateu escanteio aberto da esquerda e Giraud cabeceou firme. A bola bateu em dois zagueiros da Irlanda e só não entrou porque Bazunu mergulhou no canto para fazer a defesa na sequência do lance.

Com mais volume de jogo, mas com poucas chances claras de gol, a França só voltou a ameaçar aos 38 minutos. Pavard apoiou pela direita e cruzou para o desvio de Griezmann. Com o goleiro batido no lance, a bola raspou a trave esquerda da Irlanda.

Na volta do intervalo, porém, um erro defensivo da Irlanda acabou facilitando a vida dos franceses. Pavard se aproveitou de um passe errado na saída de bola do adversário, se antecipou no lance, e finalizou com precisão para fazer 1 a 0 aos quatro minutos da etapa complementar.

O gol inverteu a característica da partida e o que se viu na etapa complementar foi pressão da Irlanda com a França recuada apostando em um contra-ataque para conseguir aumentar a vantagem e definir o jogo.

Aos 39 minutos Adam Idah lançou McClean que bateu cruzado com perigo. Na sequência foi a vez de Idah arriscar o voleio. O chute passou muito próximo da trave da seleção francesa. Aos 44 minutos, mais sufoco: Collins completou o escanteio e cabeceou no ângulo. Maignan fez linda defesa e garantiu a vitória fora de casa.

Rodada da Eurocopa

No outro jogo do grupo, e jogando diante de sua torcida, em Roterdã, a Holanda derrotou a seleção de Gibraltar por 3 a 0 e se reabilitou da estreia desastrosa nas eliminatórias da Eurocopa, quando foi goleada pela França por 4 a 0.

Na partida, o time do técnico Ronald Koeman logo tomou a iniciativa e abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Depay subiu mais do que a marcação e, de cabeça, escorou o cruzamento no canto esquerdo do goleiro Coleing para fazer 1 a 0

Na volta do intervalo, a Holanda voltou mais ligada e conseguiu ampliar a vantagem logo no início. Dumfries acertou um belo cruzamento e encontrou Nathan Ake na área. O defensor do Manchester City cabeceou com precisão e fez 2 a 0 aos cinco minutos. O lance teve checagem do VAR, mas após consultar o vídeo, o juiz acabou confirmando o segundo gol dos holandeses.

Aos 38 minutos, a Holanda ainda fez mais um. Nathan Ake arriscou um chute da entrada da área, o tiro teve um desvio no meio do caminho e acabou morrendo nas redes de Gibraltar definindo uma tranquila vitória diante de sua torcida.

O resultado foi importante para recuperar a equipe na classificação. A Holanda agora tem os mesmos três pontos que a Grécia, que folgou na rodada. Na liderança isolada, a França figura no topo da classificação com seis pontos.

A segunda-feira marcou ainda mais seis partidas pela fase de grupos das eliminatórias. Pelo Grupo E, Moldávia e República Tcheca ficaram no empate sem gols. Já a Polônia, jogando em casa, venceu a Albânia: 1 a 0. Pelo Grupo F, a Suécia fez a festa para cima do Azerbaijão e aplicou a maior goleada do dia: 5 a 0. No outro duelo da chave, a Áustria ganhou da Estônia de 2 a 1. No Grupo G, a Hungria derrotou a Bulgária por 3 a 0 enquanto a Sérvia ganhou de Montenegro por 2 a 0.

Por Estadão Conteúdo

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.