Busca por atirador do metrô de Nova York se concentra em homem que alugou van

NOVA YORK (Reuters) – A polícia e agentes federais fizeram buscas nas primeiras horas desta quarta-feira por um homem que detonou bombas de fumaça e atirou contra passageiros de um vagão do metrô de Nova York na véspera, ferindo mais de 20 pessoas antes de fugir.

O ataque ocorreu na manhã de terça-feira, quando a Linha N do metrô com destino a Manhattan estava parando em uma estação em Sunset Park, no Brooklyn, no mais recente ato de violência aparentemente aleatório a atormentar o sistema de transporte da cidade nos últimos anos.

A polícia disse que 10 pessoas foram atingidas diretamente por tiros, cinco delas hospitalizadas em estado grave, mas estável, enquanto outras 13 sofreram problemas respiratórios ou ficaram feridas na confusão de passageiros que fugiam do vagão do metrô cheio de fumaça.

Alguns passageiros feridos desmaiaram na plataforma da estação da Rua 36.

Todas as vítimas devem sobreviver aos ferimentos, disse a polícia em uma entrevista coletiva à noite, na qual as autoridades também ofereceram recompensas no total de 50.000 dólares por informações que levem à prisão de um suspeito que eles acreditam ter agido sozinho.

A caçada inicialmente se concentrou em uma van U-Haul encontrada horas depois estacionada em uma rua do Brooklyn e em uma “pessoa de interesse” identificada pela polícia como Frank James, que teria alugado o veículo na Filadélfia.

A polícia disse que recuperou a chave da van no local do crime e que James tinha endereços na Filadélfia e Wisconsin. As tentativas da Reuters de entrar em contato com qualquer um dos números de telefone associados a James não tiveram sucesso.

A comissária do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) Keechant Sewell afirmou a repórteres que o tiroteio não estava sendo tratado imediatamente como um ato de terrorismo.

Não havia motivo conhecido para o ataque, mas os investigadores encontraram uma série de postagens nas redes sociais ligadas a um indivíduo chamado Frank James que mencionou os sem-teto e o prefeito de Nova York, disse Sewell.

O agressor do metrô foi descrito pela polícia a partir de relatos de testemunhas oculares como um homem de biotopo pesado, vestindo um colete laranja, um moletom cinza, um capacete verde e máscara cirúrgica.

A comissária disse que o ataque começou no vagão do trem quando ele estava prestes a entrar na estação. O atirador lançou duas latas de sua bolsa e as abriu, espalhando fumaça por todo o vagão.

Segundo a polícia, o homem disparou 33 tiros de uma pistola semiautomática Glock 9 mm, que mais tarde foi recuperada junto com três carregadores de munição, um machado, alguns fogos de artifício e um recipiente de gasolina.

A arma aparentemente emperrou no meio do tiroteio, potencialmente impedindo um maior número de vítimas, informou a CNN e meios de comunicação locais, citando fontes policiais.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.