Uefa anuncia uso da tecnologia de impedimento semiautomático na Champions

A Uefa anunciou nesta quarta-feira (3) que a fase de grupos da Champions League terá o uso da tecnologia de impedimento semiautomático. A confederação europeia também confirmou que a tecnologia será utilizada de maneira oficial, pela primeira vez, na Supercopa da Europa, no próximo dia 10, no duelo entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt.

O uso da tecnologia de impedimento semiautomático será uma novidade nos torneios geridos pela Uefa. Chefe da arbitragem da confederação europeia, o italiano Roberto Rosetti projetou que a ferramenta deve aumentar a velocidade das checagens de impedimento.

“A Uefa está constantemente procurando por novas soluções tecnológicas para melhorar o jogo e apoiar o trabalho dos árbitros. Esse sistema inovador vai permitir às equipes de VAR determinar situações de impedimento rapidamente, com mais precisão, aumentando a fluidez do jogo e a consistência das decisões”, afirmou o ex-árbitro.

Segundo a entidade, o sistema conta com câmeras especializadas que conseguem localizar até 29 pontos corporais de cada atleta em campo. A Uefa informou ainda que desde 2020 foram realizados 188 testes da ferramenta. A confederação utilizou a tecnologia de maneira extraoficial em partidas da Liga dos Campeões da temporada passada, além de jogos do mata-mata da Champions Feminina e da Eurocopa Feminina, que terminou no último domingo (31).

Roberto Rosetti confirmou que a ferramenta está disponível para uso: “O sistema está pronto para ser usado em jogos oficiais e implementado em cada estádio da Champions League”, completou o italiano.

No início de julho, a Fifa anunciou que a tecnologia semiautomática será utilizada na Copa do Mundo deste ano. O VAR, sistema de câmeras que auxilia a arbitragem de campo, se popularizou no mundo do futebol após a Copa de 2018, que foi a primeira edição do torneio com o uso da ferramenta.

Arbitragem da Supercopa da Uefa

No comunicado, a confederação europeia também anunciou que o inglês Michael Oliver será o árbitro da partida entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt, pela Supercopa. Os também ingleses Stuart Burt e Simon Bennett serão os auxiliares de Oliver no jogo. Na próxima quarta (10), o SBT vai transmitir a decisão da Supercopa da Europa.

Informações do SBT Sports.