A torcida organizada Império Alviverde, do Coritiba, recebeu uma punição pelos recentes casos de violência nos dias de jogos do time e ficará 90 dias sem frequentar as partidas do time.
A medida está no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, do Ministério Público do Paraná (MPPR), com a Império Alviverde.
O TAC determina que a torcida organizada se compromete a não comparecer a eventos esportivos por 90 dias. Segundo o MPPR, o TAC é consequência “de recentes acontecimentos em datas de jogos do Coritiba – nos dias 20 de maio e 22 de junho”.
De acordo com o MPPR, com base em informações do Batalhão de Choque da Polícia Militar, “torcedores do time praticaram atos violentos, como invasões de campo, agressões e depredações de equipamentos públicos e viaturas policiais”. A medida vale para jogos em todo o país.
Império Alviverde recebe punição
A suspensão de participação em eventos esportivos de torcida organizada que tenha promovido tumulto ou incitado atos violentos está prevista na Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/2023).
Os torcedores do clube ficam impedidos de entrar em estádios de futebol de todo o país utilizando uniformes ou quaisquer outros objetos da torcida organizada.
- Coritiba anuncia novo gerente de administrativo de futebol
- Veja datas e horários das oitavas de final da Libertadores
- Pleno do STJD revê pena e aumenta gancho de Bauermann para 360 dias
No documento, ficou ainda consignado o comprometimento dos dirigentes da Império Alviverde em participar de reuniões com o Ministério Público e demais autoridades policiais para discutir medidas preventivas e repressivas a atos de violência nos estádios.
O TAC foi encaminhado à Federação Paranaense de Futebol (FPF), à CBF e à PM do Paraná para garantir que o acordo será cumprido.
O desrespeito da medida poderá acarretar em multa de R$ 5 mil para cada infração identificada.
Império Alviverde lamenta punição
Em nota divulgada nas redes sociais, a Império Alviverde lamenta a punição e orienta os integrantes da torcida organizada a respeitarem a medida. A nota garante ainda que “a festa na arquibancada nunca parará”. Leia a íntegra abaixo:
Comunicamos aos nossos associados, integrantes e demais torcedores que, infelizmente, em razão de uma punição aplicada pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Consumidor do MPPR, a Império Alviverde está proibida de comparecer identificada a eventos esportivos pelo prazo de 90 dias. Não será permitido, portanto, o uso de qualquer material que identifique a torcida (faixas, bandeiras e bateria), inclusive vestimentas da IAV e dos comandos. Eventual descumprimento ensejará aplicação de multa.
De qualquer forma, a festa na arquibancada nunca parará. Vamos na voz e nas palmas apoiar o Coritiba.