O Athletico vai enfrentar o Bolívar (BOL) nas oitavas de final da Copa Libertadores. O confronto foi definido em sorteio realizado pela Conmebol nesta quarta-feira (5).
No pote 1 do sorteio, o Furacão vai decidir em casa. Os jogos das oitavas estão previstos para as semanas dos dias 2 e 9 de agosto.
Quem passar vai enfrentar o vencedor de River Plate x Internacional nas quartas de final. Caso o Rubro-negro avance, vai decidir novamente na Arena da Baixada.
Athletico já enfrentou o Bolívar na Libertadores
Não é a primeira vez que o Furacão terá pela frente o time boliviano na competição. Em 2002, os dois times caíram no grupo 4 da fase de grupos.
Na época, o Athletico era o atual campeão brasileiro, mas não teve vida fácil no grupo que também teve América de Cali (COL) e Olmedo (EQU). O clube terminou a fase na lanterna, com cinco pontos (uma vitória, dois empates e três derrotas), e não foi para as quartas de final.
Contra o Bolívar, na Arena da Baixada o Athletico perdeu por 2 a 1. E na partida em La Paz, o Furacão empatou em um jogo inacreditável: o time comandado na época por Geninho foi para o intervalo ganhando de 5 a 1, em um primeiro tempo avassalador, mas na segunda etapa sofreu com a altitude, duas expulsões e o jogo terminou em 5 a 5.
Furacão na Libertadores
O Athletico está em sua nona participação na história da Copa Libertadores, e é a sétima vez que o clube disputa as oitavas de final.
Em 2002 e 2014, o Furacão caiu na fase de grupos. Em 2000, 2017, 2019, 2020 o time foi para as oitavas, mas não se classificou às quartas de final.
Já em 2005 e 2022, o Athletico chegou até a final do torneio, sendo vice-campeão nas duas ocasiões.