Copa Libertadores de 2022 seguirá com cinco substituições

A Conmebol divulgou nesta segunda-feira (24) que a Libertadores, que tem transmissão do SBT, seguirá com cinco substituições na edição de 2022 – a medida vale para também para os outros torneios promovidos pela confederação sul-americana. A principal competição da América do Sul permanecerá com duas trocas a mais em virtude da pandemia da Covid-19.

A decisão tomada pela Conmebol é de acordo com a autorização da International Board, entidade que comanda as regras do futebol. Em outubro do ano passado, o órgão internacional liberou o modelo de cinco substituições de forma permanente. A medida ainda não foi acatada em massa por confederações e federações do planeta bola.

Desta forma, a Libertadores vai para a terceira edição com o modelo de duas substituições a mais – são permitidas apenas três paradas para alterações. A medida foi tomada inicialmente em 2020, quando a pandemia da Covid-19 se espalhou pelo mundo. 

O regulamento da competição mais importante do continente ainda prevê uma substituição extra em caso de prorrogação. Este formato que permite mais uma mudança em prorrogação faz parte dos torneios da Conmebol desde a final da Libertadores de 2017, quando o Grêmio foi campeão em cima do Lanús.

Faltam menos de 20 dias para o início do principal torneio da América do Sul. No próximo dia 8, Montevideo City Torque e Barcelona abrem a primeira fase da competição. Representantes do Brasil, América-MG e Fluminense vão entrar na segunda fase preliminar da Libertadores de 2022. 

Informações do SBT Sports