Rio, 08 (AE) – O Fluminense não fez sua melhor apresentação, mas foi insistente e conquistou uma vitória por 2 a 0 sobre o Argentinos Juniors, no Maracanã, nesta terça-feira, para avançar às quartas de final da Copa Libertadores.
Após um jogo muito amarrado durante a maior parte do tempo, o time comandado por Fernando Diniz balançou a rede apenas depois dos 40 minutos do segundo tempo, com um gol aliviador de Samuel Xavier, que também marcou no empate por 1 a 1 no jogo de ida, e outro de John Kennedy.
Com isso, resta ao Flamengo fazer sua parte para que a próxima fase tenha um Fla-Flu. Conforme determinado por chaveamento realizado em sorteio da Conmebol, o time tricolor enfrenta nas quartas o vencedor da partida entre o rival rubro-negro e o Olimpia, na quinta-feira. Os flamenguistas venceram o jogo de ida por 1 a 0.
Sem conseguir reverter a expulsão de Marcelo, que provocou uma lesão grave no zagueiro Luciano Sánchez no primeiro jogo, o Fluminense entrou em campo com Diogo Barbosa na lateral esquerda O restante do time foi o mesmo que foi a campo na Argentina. Desta vez em casa, os tricolores não conseguiram se impor diante do adversário durante um primeiro tempo de poucas emoções.
Fluminense domina na posse de bola, mas produz pouco
Como de costume, a equipe comandada por Fernando Diniz teve a posse de bola durante a maior parte do tempo.
A diferença era massiva em relação ao adversário, mas a produtividade era muito baixa, a ponto de irritar Diniz, que não escondia sua angústia ao ver os jogadores trocando passes no campo de defesa, sem qualidade na hora da transição.
A linha de cinco montada por Gabriel Milito no Argentinos mostrou-se bastante eficiente. O time visitante foi para campo com Acosta, de 21 anos, seu terceiro goleiro, pois Lanzillotta se contundiu antes do jogo e Martin Arias, o titular, foi expulso no primeiro jogo.
O jovem escolhido para entrar em campo nesse momento decisivo, contudo, trabalhou pouco.
Na reta final, Fluminense garante vaga na Libertadores
No segundo tempo, o Fluminense continuou mostrando dificuldade para transpor a defesa argentina e ainda cometeu erros que deram algumas oportunidades ao adversário, que também não estava muito organizado.
O gol da vitória tricolor acabou saindo em um lance de confusão dentro da área. Após bate e rebate, graças a uma intervenção ruim da defesa, Samuel Xavier ficou com a bola e bateu forte para acertar o ângulo, aos 40 minutos.
- Veja os jogos, horários e datas das quartas da Copa do Mundo Feminina 2023
- Inter elimina o River Plate e chega às quartas da Libertadores
- Nos pênaltis, Athletico é eliminado da Libertadores pelo Bolívar
O gol desestabilizou o time argentino, que começou a armar uma confusão envolvendo tanto jogadores como comissão técnica. O ímpeto foi contido e acabou sem expulsões naquele momento. Mais tarde, Montiel recebeu vermelho por reclamação.
Perto final, aos 51, John Kennedy recebeu em disparada pela esquerda, com o campo livre pela frente, e avançou até tocar na saída de Acosta para fechar o placar.
Ficha técnica: Fluminense 2 x 0 Argentinos Juniors
- Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Martinelli) e Diogo Barbosa; André, Lima (Daniel) e Ganso; Arias, Cano (Marlon) e Keno (John Kennedy). Técnico: Fernando Diniz.
- Argentinos Juniors: Acosta; Minnissale (Heredia), Di Cesare e Villalba; Cabrera (Rodrigo Cabral), Redondo, Moyano, Alan Rodríguez (Verón), González Mettili (Fabricio Domínguez) e Montiel; Gondou (Thiago Nuss). Técnico: Gabriel Milito.
- Gols: Samuel Xavier aos 40 e John Kennedy aos 52 minutos do segundo tempo.
- Árbitro: Alexis Herrera (VEN).
- Cartões amarelos: Minnisale, Di Cesare, Villalba, Redondo, Gondou, André, John Kennedy, Samuel Xavier e Nino.
- Cartão vermelho: Montiel.
- Renda: R$ 3.759.791,50.
- Público: 61.396.
- Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).