Barcelona vence Porto e volta às oitavas da Liga dos Campeões

Barcelona, 28 (AE) – Após ser eliminado na fase de grupos das duas últimas edições, o Barcelona está de volta às oitavas de final da Liga dos Campeões. A classificação veio na penúltima rodada, nesta terça-feira, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Porto, no Estádio Olímpico Lluís Companys, onde os portugueses da agremiação catalã, João Cancelo e João Félix, marcaram os gols responsáveis pela derrota do time lusitano, que começou ganhando ao balançar a rede com o brasileiro Pepê – presente na última convocação da seleção brasileira -, mas cedeu a virada.

Barcelona-vence-Porto-Champions
Reprodução/Barcelona.com

A equipe comandada por Xavi Hernández fica na liderança do Grupo H, com 12 pontos, três acima do Porto, vice-líder, com nove. A segunda vaga do grupo será decidida na última rodada, em duelo entre os portistas e o Shakhtar Donetsk, que venceu o Real Antuérpia nesta terça e também tem nove pontos, em terceiro lugar.

O Barcelona entrou em campo tentando superar um momento de instabilidade, após duas derrotas, um empate e três vitórias nos últimos cinco jogos. A oscilação começou depois da derrota por 2 a 1 no clássico com o Real Madrid, há um mês, dia 28 de outubro, quando o time barcelonista viu cair sua invencibilidade na temporada. O técnico Xavi admitiu, antes da partida, que era preciso melhorar e, ao longo do duelo desta terça, viu sinais de evolução.

A equipe catalã fez um primeiro tempo de altos e baixos. Mostrou lentidão na articulação da maioria das jogadas ofensivas, mas conseguiu superar tal limitação em alguns momentos. Do outro lado, o Porão, ao menos na primeira metade, jogava em rotação mais alta e mereceu abrir o placar aos 29 minutos, com um chute forte do brasileiro Pepê. O empate saiu dois minutos depois, quando o português João Cancelo tirou de João Mario e colocou a bola na rede.

A virada quase veio na sequência, em uma ótima jogada de Raphinha concluída com chute de João Félix, outro português do Barcelona, para cima do gol. As emoções continuaram e cada time teve uma ótima chance até o árbitro apitar o intervalo. Os portugueses barcelonistas estavam muito interessados em derrotar o time de seus compatriotas, como mostrou Félix ao acertar o travessão no primeiro minuto do segundo tempo e, mais tarde, aos 11, batendo colocado para marcar o gol da virada.

O 2 a 1 marcado no placar quase foi alterado mais de uma vez, já que a partida ficou muito aberta, com o Barcelona buscando matar e o Porto dedicado na busca pelo empate. O time português teve seus momentos de pressão, mas parou em boas defesas de Peña. Já o lado espanhol ficou perto de colocar um ponto final quando Raphinha bateu de voleio e parou em grande defesa de Diogo Costa Coube aos barcelonistas segurar a pressão portista nos minutos finais e sair de campo com a vaga nas oitavas de final.

MAIS JOGOS

O Grupo E da Liga dos Campeões chegará à rodada final apenas com a liderança em disputa, já que as vagas foram definidas nesta terça. O Atlético de Madrid venceu o Feyenoord por 3 a 1, em jogo com dois gols contra dos adversários, e assumiu o primeiro lugar, com 11 pontos. No último jogo da fase de grupos, fará um duelo direto com a Lazio, que fez 2 a 0 no Celtic e chegou ao 10ª ponto. Como o Feyenoord, terceiro, tem seis, a classificação às oitavas ficou nas mãos dos italianos e espanhóis.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa