Reestruturação da base começa a render frutos para o Coritiba

O Sub-20 coxa-branca está fazendo história. Com a vitória de 2 a 0 sobre o Atlético Mineiro, a equipe garantiu a sua classificação inédita para a semifinal da Copa do Brasil, e enfrentará o Internacional nos próximos dias 30 e 4. O sucesso da equipe é reflexo de muito trabalho. No início da temporada, o clube promoveu uma reestruturação em suas categorias de base, que foi fundamental para a evolução da equipe na competição.

Divulgação/coritiba.com.br

“Essa reestruturação acabou acontecendo, não só com os atletas, como nas comissões técnicas também. Tivemos que dispensar quase 17 atletas na categoria Sub-20 para trabalhar com uma média de 30 atletas e fazer o trabalho de captação de novos atletas, em função de algumas carências, e fazer o processo de sucessão, que seria os meninos do Sub-17 poderem atuar na equipe Sub-20. No último sábado, por exemplo, tínhamos 4 atletas com 16 anos. Trouxemos o professor José Leão para ser o comandante da categoria, juntamente com o professor Alan Ribeiro, que era o técnico da Sub-17. Isso trouxe frutos muito positivos para o clube”, explica o gerente de Prepração Física do Coritiba, Pablo Thomaz de Aquino.

Seguindo um planejamento estratégico, o Coritiba trabalha a base e a equipe profissional de maneira integrada. O futebol do clube está sob a gerência de uma equipe de profissionais, cada um focado em áreas específicas do processo de preparação e desenvolvimento de atletas.

“É um trabalho conjunto entre a área de performance e preparação esportiva. Os gerentes se falam a todo momento para tomarem as melhores decisões para o clube. Nesse primeiro momento, focamos no profissional e no Sub-20, conseguimos trazer alguns atletas na área de captação, como o volante Maicky, que veio do Linense, e já atuou em equipes profissionais e agora vamos fazer esse processo de captação nas categorias Sub-17 e Sub-15”, explica o gerente de Captação e Prospecção de Atletas, Thiago Gasparino.

O Coordenador de Equipes, André Leite, ressalta que esse entrosamento interno possibilita o trabalho a longo prazo. “A curto prazo, você não consegue resultados. E o que eu vejo de importante nessa diretoria é conseguir potencializar tudo aquilo que nós tínhamos de bom no clube há muito tempo e atacar muito nossas deficiências. Nós tínhamos uma questão que era muito importante que é a captação de atletas, a gente vem tentando fazer algo bem diferente do que era feito no passado, e isso é muito mais forte nesse processo”, termina.

“O sucesso até agora, na realidade, é uma surpresa, porque todo investimento feito, e principalmente na base, você demora um tempo para colher. Mas, já iniciamos com muita qualidade essa competição. Estamos otimistas, mas o trabalho apenas está começando e com certeza colheremos grandes frutos desse novo modelo de trabalho e principalmente desses meninos que estão surgindo para a alegria da nação coxa-branca”, destaca o Diretor Institucional do clube, Vilson Ribeiro de Andrade.

Informações da assessoria de imprensa.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.