Veja 20 curiosidades da última Copa do Mundo conquistada pelo Brasil

A conquista brasileira do pentacampeonato da Copa do Mundo completa 20 anos nesta quinta-feira (30). Para celebrar as duas décadas do título canarinho, o SBT Sports destaca 20 curiosidades sobre o Mundial de 2002.

Você sabia que o torneio registrou marcos inéditos, como o gol mais rápido da história dos mundiais? Além disso, a competição foi a primeira a ser disputada na Ásia e teve pela única vez dois gols contra marcados em uma mesma partida.

Veja 20 curiosidades sobre a Copa do Mundo de 2002:

1 – O Brasil encerrou o Mundial com 100% de aproveitamento: sete vitórias em sete jogos.

2 – A classificação para o Mundial, no entanto, não foi nada fácil. O Brasil só garantiu vaga para a Copa no último jogo das Eliminatórias.

3 – Pelo menos um integrante do trio formado por Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Rivaldo marcou em um jogo disputado pela seleção brasileira ao longo da competição.

4 – Pouco antes da convocação final de Felipão, o então presidente Fernando Henrique Cardoso se manifestou a favor da convocação de Romário. “Eu sou Romário”, disse o político, naquela ocasião.

5 – O lateral-direito Cafu chegou à terceira final de Copa do Mundo consecutiva, tendo participado dos Mundiais de 94, vencido pelo Brasil, e 98, quando o esquadrão canarinho perdeu a final para a França.

6 – Ronaldo marcou oito gols ao longo do Mundial e superou a marca do polonês Lato, que até então havia marcado mais gols em uma única edição do torneio: sete na Copa da Alemanha.

7 – A seleção brasileira levou um prêmio em dinheiro de US$ 12 milhões por ter conquistado a Copa. O campeão do Mundial do Catar, que será disputado em novembro deste ano, receberá US$ 42 milhões.

8 – A decisão da Copa foi disputada pela primeira vez entre Brasil e Alemanha, países com o maior número de títulos da competição.

9 – O primeiro e único goleiro a levar o prêmio Bola de Ouro da Copa foi o alemão Oliver Kahn.

10 – Três seleções terminaram a Copa sem derrotas. Além do Brasil, a Espanha encerrou o torneio com três vitórias e dois empates, e a Irlanda com uma vitória e três empates.

11 – A França foi eliminada do Mundial ainda na fase de grupos e teve a pior campanha de uma seleção que defendia o título, já que havia se sagrado campeã em 98.

12 – A seleção da Bélgica foi a mais velha do torneio, com idades no plantel entre 26 e 37 anos.

13 – Já a Nigéria foi a seleção mais jovem da Copa, tendo em seu elenco atletas com idades entre 23 e 30 anos.

14 – A Copa de 2002 foi a primeira disputada no continente asiático. Japão e Coreia do Sul sediaram os jogos do torneio.

15 – A Coreia do Sul, inclusive, ficou em quarto lugar, tornando-se a primeira seleção asiática a terminar uma Copa entre os quatro primeiros colocados. Os sul-coreanos eliminaram Itália e Espanha no mata-mata.

16 – Nas oitavas de final, a Coreia do Sul eliminou a Itália, e o sul-coreano Ahn Jung-Hwan foi demitido do Perugia após o ocorrido.

17 – A Itália teve recorde de gols anulados neste Mundial: cinco. Um deles, inclusive, foi o gol de ouro contra a Coreia do Sul nas oitavas de final.

18 – O turco Hakan Sukur entrou para a história do futebol ao marcar o gol mais rápido da história dos Mundiais. Foi aos 11 segundos do jogo contra a Coreia do Sul, na disputa pelo terceiro lugar. A Turquia venceu por 3 a 2.

19 – Pela primeira e única vez na história do Mundial uma mesma partida registrou dois gols contra. A bizarrice aconteceu no duelo da fase de grupos entre Portugal e Estados Unidos. O português Jorge Costa e o norte-americano Jeff Agoos foram os responsáveis pelo feito histórico.

20 – No Mundial de 2002, o técnico sérvio Bora Milutinovic comandou a quinta seleção diferente em cinco Copas consecutivas. O treinador esteve à frente do México, em 1986, da Costa Rica, em 1990, dos Estados Unidos, em 1994, da Nigéria, em 1998, e da China em 2002.

Informações do SBT Sports.