“Queremos a melhor vacina”, diz coordenador da Frente do Coronavírus na Alep

O deputado Michele Caputo (PSDB) confirmou que a Frente Parlamentar de Combate ao Coronavírus faz nesta quinta-feira (26) e na sexta-feira (27), visitas ao Instituto Butantan e à direção da Pfizer no Brasil. As agendas serão em São Paulo, capital paulista.

Vacinação Sarampo. 22/08/2019. Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Instituto Butantan, pelo governo de São Paulo, e o Sinovac Life Science (laboratório chinês) assinaram o contrato que prevê o fornecimento de 46 milhões de doses da vacina Coronavac. O documento contempla ainda a transferência de tecnologia da vacina, que deverá ser produzida integralmente no próprio Instituto Butantan a partir de 2021.

“O estudo clínico da CoronaVac chegou à fase final, os resultados dos testes clínicos estão previstos para a primeira semana de dezembro e a previsão é a de que, até janeiro de 2021, as doses estejam disponíveis para os brasileiros. A Frente vai se reunir com a diretoria do Instituto para conhecer mais sobre essa vacina e apresentar mais detalhes aos paranaenses e ao governo do Estado”, afirmou o deputado.

A comitiva da Assembleia também vai conhecer a estrutura da fábrica de vacinas do Butantan, que hoje já é responsável pela produção da vacina contra a gripe utilizada pelo SUS. O espaço deve também produzir a CoronaVac.

Pfizer e Fiocruz 

Michele Caputo adiantou que uma outra reunião está marcada para sexta-feira (27), em São Paulo. Desta vez o encontro será com membros da diretoria da empresa farmacêutica multinacional Pfizer. A Pfizer e a BioNTech firmaram um acordo para o desenvolvimento e distribuição conjunta de vacina de prevenção às infecções causadas por covid-19, a BNT162.

O deputado propôs uma série de visitas às empresas, institutos e centros de tecnologia que vão produzir as vacinas contra a covid-19. Segundo o deputado as visitas programadas têm o objetivo de avaliar a situação das potenciais vacinas a serem adquiridas pelo Governo do Estado do Paraná. “Queremos a melhor vacina aos paranaenses”, disse.

Na próxima semana também está prevista uma visita à Fiocruz, no Rio de Janeiro, que será responsável pela produção da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford (Reino Unido), em parceria com a Astrazeneca. Na última semana, Caputo também esteve no Tecpar, que tem tratativas para realizar testes e produzir a vacina russa SPUTNIK V.

Da redação com assessoria

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.