Gabriel Geraldo conquista a prata e obtém primeira medalha nos Jogos Paralímpicos

O nadador mineiro Gabriel Geraldo, 19 anos, é o primeiro medalhista do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Na madrugada desta quarta-feira (25), o atleta da classe S2 conquistou a medalha de prata na prova dos 100m costas, com o tempo de 2min02s47, no Centro Aquático de Tóquio. O ouro ficou com Alberto Abarza, do Chile (2min00s40), enquanto Vladimir Danilenko, do Comitê Paralímpico Russo, ganhou o bronze (2min02s74).

Miriam Jeske/CPB

Gabriel chegou a virar os primeiros 100m da prova na liderança, com um tempo de 56s18. Mineiro de Santa Luzia (MG), o nadador tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e conheceu a natação por meio de um professor de Educação Física da escola onde estudava, nos Jogos  Escolares de Minas Gerais (JEMG).

“Estou feliz e muito emocionado. Só eu sei o que passei para estar aqui. Essa medalha não é só minha, mas da minha família, do povo de Juiz de Fora, de todo mundo que torceu por mim. Dedico essa prata ao meu avô, que faleceu na semana passada”, disse Gabriel Geraldo, emocionado, em entrevista ao Sportv.

“Ficou um gostinho de quero mais, mas ainda tenho duas provas pela frente e vou em busca dessa tão sonhada medalha de ouro. A história do Gabriel Araújo está só começando”, finalizou o atleta.

Somando este pódio, o Brasil já conquistou 302 medalhas na história dos Jogos Paralímpicos. Ao todo, foram 87 de ouro, agora 113 de prata e 102 de bronze. Vale ressaltar que o país está entre os 20 países que mais medalharam em toda a história do megaevento.

Ainda nesta quarta, mais seis brasileiros vão disputar finais na natação: Daniel Dias, Gabriel Bandeira, Maraina Gesteira, Carol Santiago, Douglas Matera e Phelipe Andrews Melo Rodrigues. José Ronaldo da Silva ficou em 5º lugar nos 100m costas, na classe S1, com o tempo de 3min03s18.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.