Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Alunos especiais disputam 2º Campeonato Paranaense de Golf-7

- Alunos especiais disputam 2º Campeonato Paranaense de Golf-7

Na próxima quarta-feira (15), dezenas de alunos de escolas especiais de Curitiba e Região Metropolitana vão participar da 2edição do Campeonato Paranaense de Golf-7. O esporte, inspirado no golfe e criado especialmente para o desenvolvimento pedagógico, é hoje ferramenta de inclusão social para mais de 30 mil alunos. A disputa será em Quatro Barras com a presença de 14 escolas.

Os cerca de 60 competidores vão usar tacos, bolas e outros equipamentos oficiais doados por golfistas profissionais. A disputa é feita em um campo de golfe de medidas reduzidas, formatado especialmente para a prática da modalidade. O da Escola Municipal Profa. Joanna Valache, palco desta edição, é um campo permanente, inaugurado no ano passado pela Federação Paranaense e Catarinense de Golfe com recursos captados junto à Lei de Incentivo ao Esporte.

O Campeonato Paranaense será disputado em dois formatos– por buraco e por tacada. No caso da disputa por buraco, todos os jogadores (de dois a quatro) saem ao mesmo tempo da base, ao apito do árbitro, e vence aquele que acertar a bolinha no buraco antes. O processo é repetido em cada um dos sete buracos do campo e no final, ganha quem tiver a melhor média. Já na disputa por tacadas, assim como no golfe tradicional, vence quem finaliza com o menor número de tacadas.

O Golf-7

A modalidade nasceu em 2005 pelas mãos de uma professora de Educação Física paranaense. Fátima Alves da Cruz enxergou nas características do golfe - concentração, foco e coordenação - um caminho para o desenvolvimento de seus alunos de escolas especiais. Ela criou as regras e formas de disputa, e começou a aplicar em suas aulas.

Com o apoio da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, a professora conseguiu a expansão do projeto. Desde então, mais de 30 mil alunos de 250 escolas do Paraná já praticaram a atividade e apresentaram grande melhora nas questões cognitivas, no comportamento e na socialização.  São crianças e jovens com autismo, transtorno global e outros tipos de deficiências, que através do esporte estão obtendo resultados positivos em diversas áreas.

Atualmente a modalidade é aplicada nas escolas especiais do estado, que passaram a participar até de grandes eventos esportivos como o PARAJAPS – Jogos Abertos do Paraná. A disputa tanto dentro das escolas quanto nos torneios, é sempre comandada e supervisionada por profissionais de educação física.

Em 2018 o Golf-7 completa 13 anos sendo que, neste período, o golfe já entrou para a vida de milhares crianças e transformou-se em uma ferramenta de sociabilização, possibilitando o desenvolvimento destes praticantes por meio dos valores do esporte, como: respeito, paciência, foco e coordenação.

Serviço

Quando: 15/08 – quarta-feira

Horário: das 9h às 15hs

Local: Escola Municipal Prof. Joanna Valache

(Rua Nilo Fávaro, 1800 – bairro Itapira – Quatro Barras/PR)

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo