Atletas curitibanos brilham no Campeonato Brasileiro de Boxe

Atletas curitibanos conquistaram o terceiro lugar na 77ª edição do Campeonato Brasileiro Masculino Elite, competição realizada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro neste final de semana. No mesmo espaço também foram disputadas as etapas da 20ª edição do Campeonato Brasileiro Feminino Elite.

Adailton dos Santos Gonçalves, que é técnico da Seleção Paranaense de Boxe, disse que boa classificação é fruto da parceria com a Prefeitura para o desenvolvimento do esporte.

“Curitiba tem hoje um novo ciclo de atletas altamente comprometidos e qualificados tanto em nível nacional, como internacional, graças a um processo de implantação do boxe competitivo em Curitiba”, disse Adailton.

Ele também elogiou o empenho dos atletas o trabalho dos profissionais, como o técnico Carlos Kwan, por exemplo.

“Tudo isso somado à parceria entre a Prefeitura e a Federação de Boxe nos últimos quatro anos permitiu a implantação de todo este processo que agora começa a dar resultados”, afirmou Adailton dos Santos Gonçalves.

Incentivo ao esporte

O boxe é uma das modalidades apoiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). O programa prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que são investidos diretamente em projetos esportivos.

Desde a sua implantação (2002), o Incentivo ao Esporte de Curitiba beneficiou atletas, paratletas, profissionais em Educação Física no segmento Educação e entidades de diversas modalidades esportivas cujo desempenho tem destacado o município em disputas nacionais e internacionais.

Ouro e bronze

Os atletas curitibanos ganharam duas medalhas de bronze e um ouro, o que valeu ao Paraná o terceiro lugar na classificação. as duas primeiras posições ficaram com Bahia e São Paulo. Na categoria masculina, seis curitibanos participaram das lutas: Luiz Fernando da Silva garantiu o bronze na categoria 71 kg e Wanderley Pereira conquistou o título na categoria 80Kg.

Na faixa de mais de 92 kg Mateus Matos também trouxe o bronze para casa. Gustavo Graça na categoria 51 kg, Cristiano Pereira na categoria 63,5 kg e João Nascimento competiram na categoria até 92 Kg.

Na modalidade feminina, o Paraná teve três como representantes Radija Reis (50 kg), Rayssa Carneiro (54 kg) e Viviane Pereira (75 kg).

Informações da PMC.