Medalhista olímpico brasileiro e técnico são vítimas de racismo em torneio

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – Maicon Andrade, atleta brasileiro de taekwondo que foi medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio em 2016, venceu o ‘Pan Am Series III’ – competição da modalidade – e tinha todos os motivos para comemorar no fim de semana. No entanto, ele e seu técnico, Rafael Valerio, foram vítimas de racismo no Centro Paraolímpico Brasileiro, onde acontecia o evento.

Foto: Divulgação/CBTKD

Eles publicaram um vídeo nas redes sociais explicando o que aconteceu.

“Eu e o Maicon fomos vítimas de racismo dentro do local do campeonato, por pessoas que conhecem a gente. Mandaram essa foto aqui pra gente, ao mesmo tempo. Uma coisa que deixou a gente indignado, racismo é crime”, iniciou o treinador.

“Só pra dar um toque, não é ofendendo a gente que vão atingir a gente. Provavelmente a conquista do Maicon incomodou. Você vai mandar muito mais fotos de macaco, de banana, qualquer foto. Mas já foi realizado um boletim de ocorrência, nós vamos atrás”, disse Rafael em depoimento nas redes sociais”, concluiu.

Alguém que estava na competição enviou via Air Drop – serviço de compartilhamento de arquivos via Wi-Fi desenvolvido pela Apple – a foto de um macaco e tentou disfarçar o aparelho como um aparelho Moto G5.

O UOL Esporte teve acesso ao boletim de ocorrência do caso, registrado como injúria (art. 140). As vítimas foram orientadas quanto ao prazo de seis meses para oferecimento de representação criminal e queixa-crime contra o investigado.

A dupla também protocolou uma queixa na Confederação Brasileira, na Comissão de Atletas da Confederação Brasileira e na ouvidoria do Comitê Olímpico Brasileiro.

No Rio-2016, Maicon lutou na categoria acima de 80 kg e conquistou sua medalha de bronze após superar Mahama Cho, do Reino Unido.

Ele se tornou o primeiro homem brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na modalidade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.