Rafael Macedo fatura bronze e Brasil fecha Grand Slam com cinco pódios

O Brasil conquistou mais uma medalha no Grand Slam de Judô, em Antalya, Turquia, neste domingo, 03, com o peso médio Rafael Macedo (90kg), que faturou o bronze ao derrotar o candense Louis Krieber-Gagnon por ippon. Rafael Buzacarini (100kg) também chegou à disputa por um dos bronzes da sua categoria, mas sofreu um waza-ari no combate com Aleksander Kukolj, da Sérvia, e ficou em quinto lugar.  

Foto: Katherine Campos/CBJ

Foram três dias de competição, começando na sexta-feira, 01, quando o time brasileiro arrematou uma prata, com Willian Lima (66kg) e um bronze, com Jéssica Lima (57kg). No sábado, 02, Guilherme Schimidt (81kg) levou a medalha de ouro e Maria Portela (70kg) ficou com o bronze.  

Assim, com um ouro, uma prata e três bronzes o país ficou em terceiro lugar na classificação geral entre os 63 países participantes do Grand Slam. No masculino, o Brasil ficou em segundo lugar geral, atrás apenas da Geórgia. Os georgianos lideraram no geral e a França ficou em segundo. Confira aqui.

“Feliz demais com o Brasil no segundo lugar no masculino e terceiro no geral por medalhas. Agora é manter a régua alta”, projetou o técnico da equipe masculina, Antônio Carlos “Kiko” Pereira, que comemorou seu primeiro ouro como técnico da seleção brasileira.  

Show de ippon e vitória sobre campeão mundial 

Macedo teve um dia para ficar na memória em Antalya, apresentando um judô de alto nível técnico com belos golpes desde o início. Na primeira rodada, ippon sobre Darko Brasnjovic, da Sérvia, para começar com confiança. Na segunda luta, o brasileiro encarou o campeão mundial Noel Van’T End, da Holanda, e venceu a luta nas punições, chegando às quartas com ainda mais moral. Encarou Li Kochman, de Israel, em combate cheio de reviravoltas onde teve um ippon retirado antes de projetar Kochman novamente e avançar à semifinal.  

Na penúltima luta, Macedo encarou um velho conhecido, o cubano Ivan Felipe Silva Morales, que conseguiu o ippon sobre o brasileiro para chegar à final. Ele confirmou o bom momento e faturou o ouro da categoria. No bronze, Macedo conseguiu mais uma bela projeção para vencer Krieber-Gagnon e conquistar sua primeira medalha no ciclo Paris 2024. 

“Essa medalha representa o início de um novo ciclo que, com certeza, vai ser muito vitorioso”, comemorou. 

Rafael Buzacarini (100kg) também teve um bom desempenho neste domingo, mas a medalha escapou por um detalhe no confronto com o sérvio Kukolj. Antes disso, ele bateu o número 10 do mundo, Michael Korrel, da Holanda, na primeira rodada, e superou Zsombor Veg, da Hungria, nas oitavas-de-final. Em seguida, Buzacarini não conseguiu passar por Kyle Reyes, que imobilizou o brasileiro para chegar à semifinal. Na repescagem, o brasileiro não teve adversário, já que Onise Saneblidze, da Geórgia, não se apresentou para a luta.  

No retorno pós-Tóquio, Mayra vence duas e para em holandesas  

Outro destaque do time brasileiro, a medalhista olímpica Mayra Aguiar voltou a competir neste domingo depois da longa pausa após os Jogos de Tóquio, onde conquistou sua terceira medalha de bronze. Em Antalya, Mayra estreou com vitórias tranquilas sobre Migle Dudenaite, da Lituânia, e Inbar Lanir, de Israel. Mas, nas quartas, ela parou na holandesa Gusjee Steenhuis, que ficou com o ouro, e também não passou por Natasha Ausmaa, também holandesa, na repescagem.  

O Brasil ainda teve Camila Yamakawa (+78kg), Marcelo Gomes (90kg), William Souza Jr (100kg), João Cesarino (+100kg) e Juscelino Nascimento Jr (+100kg) lutando neste domingo. Confira as chaves completas.  

O próximo compromisso da seleção brasileira de judô será o Campeonato Pan-Americano e da Oceania, nos dias 15, 16 e 17 de abril, em Lima, Peru. 

Informações do Comitê Olímpico Brasileiro.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.