Multicampeão Daniel Dias é eleito para Conselho de Paratletas

O multimedalhista Daniel Dias foi eleito membro do Conselho dos Atletas do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). O anúncio foi feito neste sábado (4) pela entidade máxima do esporte paralímpico. O paulista, dono de 27 medalhas em paralimpíadas, representará os paratletas até a próxima edição dos Jogos, em Paris 2024.

Foto: Ale Cabral | CPB

Além do brasileiro, outros cinco atletas representarão a classe: a italiana Martina Caironi (atletismo), a cubana Omara Durand Elias (atletismo), o japonês Takayuki Suzuki (natação), a holandesa Jitske Visser (basquete em cadeira de rodas) e a iraniana Zahra Nemati (Tiro com arco).

O pleito ocorreu entre os dias 19 de agosto e 3 de setembro deste ano. Vinte e dois atletas se candidataram, em votação em que 2447 competidores exerceram o poder de voto. Para se candidatarem, os paratletas, obrigatoriamente, teriam que ter participado das últimas duas edições dos Jogos, Londres 2012 e Rio 2016.

Na Paralimpíada de Tóquio 2020, Daniel disputou seis provas e conquistou três medalhas de bronze: nos 200 metros livre (S5), nos 100 metros livre (S5) e no revezamento 4×50 metros livre 20 pontos.

O maior medalhista paralímpico da história do Brasil, de 33 anos, ainda terá uma missão no Japão, ele será o porta-bandeira na cerimônia de encerramento dos Jogos que acontecerá neste domingo (5), às 7h20 (horário de Brasília).

Esta será a terceira vez que Daniel Dias levará a bandeira brasileira em Jogos Paralímpicos. O nadador também foi o porta-bandeira no encerramento dos Jogos de 2008 (Pequim) e na abertura dos Jogos de 2012 (Londres).

Informações da Agência Brasil

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.