O caminho do Athletico para a próxima Libertadores

Entenda como o Furacão pode se classificar para a competição continental

O Athletico está de olho nessa reta final de Libertadores, torcendo para Palmeiras ou Santos levantarem a taça, pois assim o Furacão ficaria mais próximo de se classificar via Campeonato Brasileiro.

A chance de Libertadores segue movendo o Athletico, mas a consciência de que para chegar lá, vai precisar jogar melhor do que no “atletiba”. O técnico do rubro negro deu essa entrevista após ao clássico “Erramos, erramos e há dias que as coisas acontecem assim, e aí por esses erros perdemos um pouco de clarividência no nosso jogo.”

Esse objetivo só é ainda possível por conta de uma arrancada Athleticana no segundo turno, quando perdeu para o Sport na rodada 19 na última do turno, o Furacão caiu para 17ª posição, mas a partir dali foi mudando o cenário, rodada após rodada, passo a passo, venceu 6 dos 10 jogos que fez no returno, chegou a ocupar a 10ª lugar e depois do empate no clássico está em 11º com 38 pontos.

Paulo Autuori deu o seguinte recado: “O que o torcedor tem que entender e analisar aqueles que são analistas né, é a situação que nós estávamos a 12 jogos atrás, aquele segundo turno tínhamos até esse jogo a segunda melhor campanha, a oscilação é natural, nós estamos vendo todas as equipes passarem por esses momentos melhores outros nem tanto, então a uma oscilação grande em termos de oscilação e rendimento e de resultados também.”

Mesmo com uma campanha tão irregular, a esperança do Athletico voltar a Libertadores em 2021 existe e não é tão pequena assim. Basta que a gente tenha no campeonato nacional o G7 ou até o G8. Para que a zona de Libertadores aumente é preciso que Palmeiras e Grêmio finalistas da Copa do Brasil permaneçam entre os primeiros do Brasileirão, assim teríamos G7. Se o campeão atual da Liberta for brasileiro e também estiver no grupo de classificados via Brasileirão aí teremos G8. De agora em diante a tabela Athleticana é complicada, no domingo o duelo é contra o líder São Paulo na Arena, mas mesmo encarando pedreiras, só mantendo o aproveitamento que tem do segundo turno, o Furacão poderá estar na próxima Libertadores.

Para ver mais informações sobre o jogo, assista reportagem completa do Show de Bola Curitiba desta segunda-feira (11):