Paranaenses conquistam medalhas de ginástica artística feminina

A Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina foi mais uma vez soberana no Campeonato Pan-Americano de Ginástica, realizado no último fim de semana na Arena Carioca, no Rio de Janeiro. A competição teve direito a paranaenses, bolsistas do Programa Geração Olímpica, brilhando no pódio e fazendo história. Ana Luiza Lima foi ouro no solo, e Júlia Soares, além do bronze na trave de equilíbrio, emplacou um movimento inédito que a partir de agora levará seu nome. As ginastas também conquistaram ouro na competição por equipes.

Foto: Divulgação - CBGinástica

Ouro

Estreando na categoria adulta com apenas 15 anos, Ana Luiza Lima conquistou o primeiro lugar no solo. A atleta do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), cuja sede está localizada no Complexo Esportivo do Tarumã, sede da Superintendência Geral do Esporte, do Governo do Estado, dançou ao som de um tango de Astor Piazzolla. Ela completou sua apresentação com uma nota de 12.967. Em segundo lugar, ficou a argentina Martina Dominici (12.800). No terceiro lugar, a companheira de seleção brasileira Christal Bezerra conquistou bronze, com 12.767.

Novo movimento

Também estreando na categoria adulta com 15 anos, Julia apresentou um novo tipo de entrada na trave de equilíbrio. Assim conquistando a medalha de bronze no aparelho. A ginasta do Cegin homologou um novo elemento, que levará seu nome no código da Federação Internacional de Ginástica (FIG).  Julia faz uma versão do “candle mount” (entrada em vela). Nessa forma de entrada, a atleta utiliza um trampolim para saltar em direção à lateral da trave em uma posição esticada. A inovação apresentada pela brasileira é uma meia pirueta no salto que leva à trave. No dia das finais por aparelho, a brasileira repetiu o elemento, sem falhas.

“Fico muito feliz de ter homologado um elemento, mesmo muito nova. Deus me deu essa honra. Estou muito feliz. Não tenho palavras pra explicar a felicidade de ter um elemento com meu nome. Muitas meninas tentam, mas poucas conseguem isso”, disse a ginasta. “Comecei a fazer entrada reta há uns dois anos. A minha treinadora (Iryna Ilyashenko), falou para eu dar uma mudada. Comecei a treinar esse elemento este ano”, acrescentou a atleta em entrevista para Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Aos elementos da ginástica artística são atribuídos uma letra no código de pontuação conforme nota de dificuldade. Essa gradação varia de “A” a “H”. O movimento de Julia, denominado como Soares, foi atribuído com o valor “D”.

Além das conquistas individuais, Ana Luiza e Júlia também foram ouro na classificação geral por equipes, com a nota 160.733, seguido por México (152.601) e Argentina (149.533). A equipe brasileira foi composta também por Christal Bezerra, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade. As atletas estão sob comando da treinadora Iryla IIyashenko – que há anos trabalha na capital paranaense, no Cegin/PR.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.