Seleção masculina de basquete começa a se apresentar no dia 21 para Eliminatórias

No próximo dia 21 de novembro, Gustavo De Conti inicia sua jornada como técnico da Seleção Brasileira masculina de basquete com a apresentação do grupo no Aeroporto de Guarulhos para viagem à Argentina para a primeira janela de jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023. O grupo, convocado no começo do mês, se apresenta direto para a viagem rumo à bolha organizada pela FIBA para os dois jogos diante do Chile, nos dias 26 e 27 de novembro, às 18h10 e 19h10, respectivamente, ambos na Arena Obras Sanitarias, em Buenos Aires.

Gustavo De Conti, também treinador do Flamengo, fechou sua primeira lista com a presença de nomes como Yago, Georginho, Benite, Rafa Luz, Lucas Dias, Bruno Caboclo e Lucas Mariano, e também traz novidades como o armador Elinho, os alas Gui Deodato e Gabriel Jaú, o ala/pivô Timothy Soares e o retorno do também pivô Cristiano Felício, e do ala Rafael Mineiro. Ao todo, 13 jogadores foram chamados por De Conti.  As transmissões ainda serão divulgadas pela FIBA. O retorno para o Brasil será no dia 28.

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das Eliminatórias.

Entenda o sistema das Eliminatórias

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.