Tóquio pede prorrogação de estado de emergência contra Covid-19 até 31 de maio

Por Rocky Swift e Chang-Ran Kim

Tóquio pede prorrogação de estado de emergência contra Covid-19

TÓQUIO (Reuters) – A capital do Japão pediu nesta quinta-feira que o governo prorrogue até 31 de maio o estado de emergência imposto para conter as infecções de coronavírus, uma medida que pode provocar mais dúvidas sobre sua capacidade de sediar a Olimpíada.

O Japão esperava que uma emergência “curta e poderosa” contivesse uma quarta onda de infecções pouco antes de Tóquio dar início aos Jogos Olímpicos a partir de 23 de julho.

Embora a medida, que vigora de 25 de abril até terça-feira, não tenha contido a disseminação das infecções, mantê-la até o final deste mês deixa uma margem de menos de dois meses até os Jogos, já adiados em um ano devido à pandemia.

“Com base nas análises de vários ângulos, meu raciocínio é que precisamos de uma prorrogação do estado de emergência”, disse a governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse mais tarde aos repórteres que o governo debaterá a extensão na sexta-feira. O estado de emergência – o terceiro do Japão desde que a epidemia começou – cobre os municípios de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo, abrangendo quase um quarto da população do país. A mídia local noticiou que mais dois municípios serão acrescentados ao estado de emergência.

Kanagawa, Chiba e Saitama, municípios vizinhos de Tóquio que estão sujeitos a um estado de “quase-emergência” de restrições específicas, também pediram uma prorrogação até o final de maio, e a mídia local disse que alguns outros engrossarão a lista.

À medida que variantes mutantes se propagam, mais pessoas mais jovens estão sendo vitimadas pelo vírus, o que cria receios de que a quarta onda possa superar a terceira de janeiro, disse Koike. Ela pediu às pessoas que restrinjam a circulação como maneira de limitar o surto.

O Japão não está sofrendo tanto com o vírus quanto outras nações, mas sua campanha de vacinação está lenta e muitos idosos ainda estão esperando inoculações.

Mesmo assim, o Japão e o Comitê Olímpico Internacional (COI) insistem que a Olimpíada acontecerá.

Em uma notícia positiva para os organizadores e atletas olímpicos, a Pfizer Inc PFE.N e sua parceira alemã BioNTech SE BNTX.O disseram nesta quinta-feira que combinaram com os organizadores dos Jogos que doarão sua vacina contra Covid-19 para ajudar a imunizar os atletas e suas delegações para o evento.

(Por Rocky Swift, Chang-Ran Kim, Ju-min Park, Takashi Umekawa)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa