Uefa pede que Ucrânia retire slogan “político” de camisa antes da Euro

(Reuters) – Entidade reguladora do futebol europeu, a Uefa disse à Ucrânia nesta quinta-feira que o país pode manter um mapa que inclui a Crimeia em sua camisa, apesar das objeções da Rússia, mas que precisa retirar a frase “Glória aos heróis!” devido às suas conotações militares.

Presidential Press Service/Handout via REUTERS

O uniforme da Ucrânia, que esta deve usar no Campeonato Europeu, atiça rivalidades com Moscou porque inclui um mapa delineado que mostra a península da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014, mas que continua sendo reconhecida internacionalmente como parte da Ucrânia.

Um slogan nas costas diz “Glória à Ucrânia!”, enquanto dentro da camisa estão as palavras “Glória aos heróis!”, uma saudação militar no país.

A Uefa disse que o mapa não é problema, já que reflete fronteiras reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), nem a frase “Glória à Ucrânia!”.

Mas a entidade ordenou a retirada da segunda frase, dado que “a combinação específica dos dois slogans é considerada de natureza claramente política, tendo significado histórico e militarista”, disse um comunicado da Uefa.

A Ucrânia diz que o uniforme é um símbolo de união nacional, e seu presidente, Volodymyr Zelenskiy, publicou uma selfie no Instagram na qual aparece com a camisa.

Segundo uma citação do site de notícias ucraniano Vesti.ua, é provável que a seleção acate as exigências da Uefa.

“O mais provável é que o uniforme seja modificado”, disse o porta-voz Mykola Vasilkov, de acordo com uma citação.

As relações entre Moscou e Kiev se deterioraram acentuadamente após a anexação da Crimeia e o início de uma rebelião separatista com apoio russo no leste da Ucrânia no mesmo ano.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.