Uefa planeja incluir seleções sul-americanas na Liga das Nações

O jornal Gazzetta dello Sport revelou nesta sexta-feira (22) um plano audacioso da Uefa. A confederação que gere o futebol europeu pretende incluir seleções sul-americanas na Liga das Nações, torneio criado em 2018. A ideia seria uma forma de evitar que a Fifa implemente a Copa do Mundo a cada dois anos no calendário internacional.

A Uefa apresentou a ideia à Conmebol nas últimas semanas, segundo o diário esportivo italiano. Inicialmente, os europeus planejavam contar com Brasil e Argentina no torneio. No entanto, o plano foi desenvolvido para que quatro seleções sul-americanas enfrentem outras quatro europeias, sejam equipes apontadas por meio da Liga das Nações ou da Eurocopa.

O possível confronto entre europeus e sul-americanos também é um forma para que a Uefa evite que a Fifa implemente a Copa do Mundo a cada dois anos no calendário internacional. A ideia tem sido defendida por Gianni Infantino, atual presidente da entidade, e figuras notáveis do meio do futebol, como o ex-técnico Arsenè Wenger e o brasileiro Ronaldo Fenômeno. Nesta semana, porém, a Fifa deu um passo atrás no plano de tornar a competição bienal.

A atual aproximação da Uefa com a Conmebol é um episódio iniciado nos últimos meses. As confederações abriram de maneira conjunto um escritório na Inglaterra. As duas entidades planejaram um confronto entre Itália e Argentina, atuais campeãs de Eurocopa e Copa América. O duelo deve ocorrer no próximo ano.

Informações do SBT Sports