Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Na edição mais acirrada da história, barco chinês conquista Volvo Ocean Race

Na disputa mais acirrada dos 45 anos de história da Volvo Ocean Race, o veleiro chinês Dongfeng Race venceu neste domingo a etapa de Haia, na Holanda, e conquistou o título da temporada 2017/2018 da regata de volta ao mundo.

Pela primeira vez, os veleiros chegaram à última etapa sem um campeão antecipado. O barco espanhol da Mapfre e os holandeses do Team Brunel também tinham chances de título. A embarcação chinesa, no entanto, optou por uma estratégia diferente dos principais concorrentes e levou a melhor.

O Dongfeng navegou na reta final mais próximo da costa holandesa, enquanto Mapfre e Team Brunel foram para mais longe buscar correntes de vento mais fortes. De início, logo após deixarem o porto de Gotemburgo, na Suécia, espanhóis e holandeses levaram vantagem e ficaram à frente por quase toda a regata.

Nos quilômetros finais, os chineses passaram a tirar a distância e a chegada na última boia do percurso foi emocionante. De um lado vinham Mapfre e Team Brunel, além da equipe holandesa, Akzonobel, da brasileira Martine Grael. Do outro, isolado, os chineses foram ganhando velocidade e cruzaram na frente.

Nos metros finais, os veleiros da Volvo ganharam a companhia de centenas de torcedores. Eram mais de 200 lanchas de tamanhos dos mais variados, além de outros veleiros, jetskis e até kite surfistas que circundavam as embarcações da competição. Na praia, milhares de pessoas lotavam a areia escura da praia holandesa.

Do barco, a tripulação do Dongfeng passou a se cumprimentar e a festejar antes mesmo de cruzar a linha de chegada. Curiosamente, apesar de a equipe carregar a bandeira da China por conta de seu patrocinador, apenas dois dos 14 integrantes do barco são chineses. O capitão do veleiro é o francês Charles Caudrelier, que disputa pela terceira vez a Volvo. Também há outros seis franceses, três australianos, um suíço e um holandês.

"No final do dia de ontem (sábado) não estávamos em uma boa posição. Mas acreditamos na nossa estratégia, seguimos na nossa rota e no final deu certo. Na minha cabeça só pensava que não poderia decepcionar todos do barco. Pensava: 'não posso perder, não posso perder'. E vencemos", disse Caudrelier.

A segunda colocação da etapa de Haia ficou com o Akzonobel e o veleiro da Mapfre completou o pódio. O Team Brunel terminou em quarto lugar. O quinto lugar ficou com o barco da ONU, Turn The Tide On Plastic, à frente dos chineses do Sun Hung Kai/Scallywag. O barco norte-americano/dinamarquês Vestas 11TH Hour Racing terminou em sétimo e último lugar.

Na classificação final, o Dongfeng chegou ao título ao somar 72 pontos. Em segundo lugar ficou a Mapfre, com 70, e o Team Brunel garantiu a terceira posição com 69. A equipe da brasileira Martine Grael terminou em quarto, com 59.

PRÓXIMA EDIÇÃO EM 2021 - A competição, que acontece a cada três anos, começou em 11 de outubro do ano passado, quando os barcos deixaram o porto de Alicante, na Espanha. De lá para cá, velejaram cerca de 45 mil milhas náuticas (81 mil quilômetros), passaram por dez países, entre eles o Brasil, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina.

A temporada 2017/2018 da Volvo Ocean Race entra para a história como a mais disputada nos 45 anos de história. Outro acontecimento marcante na atual edição foi a morte do tripulante britânico John Fisher, da equipe chinesa Sun Hung Kai/Scallywag. Durante a etapa entre Auckland, na Nova Zelândia, e o Brasil, considerada a mais difícil de toda a temporada, ele desapareceu no mar.

A próxima edição foi confirmada para começar em 2021 e contará com um novo dono. A Volvo deixará o comando da disputa após 20 anos para a entrada do Atlant Ocean Racing Spain, de Richard Brisius, Johan Salén e Jan Litborn, executivos que já estão nos bastidores do eventos há quase 30 anos.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo