Parques Estaduais da Região Metropolitana abrem para visitação

Os Parques Estaduais Serra da Baitaca, Pico Paraná e Pico do Marumbi estão abertos para visitação, conforme Portaria nº 06/2021, do Instituto Água e Terra (IAT). Os locais vão seguir normas de segurança e saúde estabelecidas devido à pandemia do coronavírus.


As três Unidades de Conservação (UCs) fecham apenas às terças-feiras para manutenção. Estão permitidas atividades individuais, como caminhada, corrida e exercícios. Buscando orientar os visitantes, o IAT preparou um informativo com especificações sobre cada Unidade.

Apenas o Caminho do Itupava, localizado no Parque Estadual Serra da Baitaca, continua fechado devido as intensas chuvas que aconteceram nas últimas duas semanas e que causaram queda de árvores. O espaço está sendo monitorado e passa por manutenção para a reabertura.

Conforme as normas, os visitantes devem realizar o cadastro de visitação. Não é permitida a entrada de pessoas que não passaram pela portaria oficial. O horário de funcionamento das portarias é das 8h às 17h. Caso exista interesse em realizar atividades fora desse horário, o indivíduo precisa ligar e verificar a disponibilidade de entrada no local.

A visitação aos parques estava suspensa pela Portaria nº 269/2020, devido à pandemia e a crise hídrica, que poderia provocar focos de incêndio com o clima seco.

Cuidados

Conforme indicado pela Portaria 06/2021, é obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social, a disponibilização de álcool em gel e a medição da temperatura dos visitantes na entrada dos Parques Estaduais.

Com o objetivo de evitar aglomerações, estão proibidos acampamentos, práticas esportivas coletivas e eventos dentro dos Parques. A capacidade de visitação foi reduzida em 50%, por isso, é orientado que o cidadão ligue para agendar a presença ou consultar a possibilidade de visitação.

O não seguimento das determinações impostas pode gerar infração ambiental.

Entradas

No Parque Estadual Pico do Paraná, está permitida a entrada de até 200 pessoas simultaneamente nas trilhas. O acesso até o local deve ser feito pela base do IAT.

No Parque Estadual Pico do Marumbi estão abrigados o Pico Marumbi, o Salto dos Macacos e o Morro do Canal. Nesses locais, é permitida a visitação de 100 pessoas por dia. O visitante deve entrar no local pelas bases do IAT.

No Parque Estadual Serra da Baitaca, a entrada acontece pelo trailer. No Parque estão as atrações do Caminho do Itupava, com capacidade de 314 pessoas por dia; o Anhangava, com permissão de 166 pessoas por dia e o Pão de Loth, também com capacidade de 166 pessoas por dia.

Aos sábados, domingos e feriados, o visitante que entrar no local receberá uma pulseira de identificação que deve ser colocada em local visível e ser carregada durante todo o passeio.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa