Antonina tem seu conjunto histórico e paisagístico tombado como Patrimônio da União. Possui uma paisagem privilegiada, moldurada pelos morros circundantes e pelas escarpas da Serra do Mar, com vegetação exuberante, sendo banhada pelas águas tranquilas da Baía de Antonina, onde o Atlântico avança em profundidade até encontrar a foz do rio Cachoeira.
A cidade onde se encontra o Marco Zero da Estrada da Graciosa alia mar, rios, morros, serra, rico acervo arquitetônico e cultural saborosa gastronomia e aconchegantes pousadas.
Empresa de ônibus Viação Graciosa
Contato: (41) 3320-3092 / 3223-0873 - (Curitiba)
www.viacaograciosa.com.br
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (Santuário Nossa Senhora do Pilar)
Fundada em 1715, sua origem se confunde vom a história da cidade. Ganha importância por sua antiguidade. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná em 1999.
Praça Coronel Macedo – Centro
Centro Histórico
Apresenta edifícios com características do colonial brasileiro, eclética e art-deco. Por seus valores históricos e paisagísticos, o centro histórico de Antonina foi tombado pelo IPHAN em 2012. Inclui-se na área protegida, as ruínas de um raro exemplar da arquitetura industrial do início do século XX, conhecido como Complexo Matarazzo, que representa a fase áurea da industrialização e atividade portuária no estado.
Estação Ferroviária
Inaugurada em 07 de setembro de 1922, por ocasião das festividades de comemoração do Centenário da Independência do Brasil. Foi restaurada e hoje funciona no local um espaço cultural, o Centro de Apoio ao Turismo e os passeio de Maria Fumaça.
Praça Carlos Cavalcanti, s/nº. – (41) 3978-1076.