Logotipo-Mais-Verão-24 (1)

Guaraqueçaba

O município foi colonizado por portugueses por volta de 1545, sendo o primeiro do solo paranaense, localizado no litoral norte do Paraná. A cidade de Guaraqueçaba é considerada um dos destinos de maior biodiversidade do Brasil, rodeada pela mata atlântica preservada.

O município exerce ainda uma importância ambiental muito grande com a preservação de animais e aves em extinção, um exemplo é o papagaio da cara roxa, o pássaro Guará. A principal atividade turística que o município vem desenvolvendo é o ecoturismo.

Acesso

MARÍTIMA

Barcos de Paranaguá: segunda a domingo as 9h retorno as 14h.

Barcos de Guaraqueçaba: segunda a domingo as 7h retorno as 14h.

Táxis Náuticos: Guaraqueçaba

Guaricanas - João (41) 99689-5041

RODOVIÁRIA

Estação Rodoviária Rua Ararapira, s/nº
(41) 3482-1232
www.viacaograciosa.com.br

Pontos turísticos

Mercado Municipal
Sua construção data de 1911, possui quatro salas que hoje atendem a Cooperativa de Artesãos Arte Nossa, Armazém de Agricultura Familiar (com produtos da região, como farinha e banana), Posto de Informações Turísticas e Departamento de Cultura que realiza atividades como: exposições, apresentação de fandango, vídeos documentários, oficinas, entre outros.

Praça William Michaud na beira mar.

 

Morro do Quitumbê
Com uma altura aproximada de 128 metros, possui uma trilha de nível leve em meio à vegetação nativa, numa extensão de 692 metros, que culmina em seu topo proporcionando exuberante vista panorâmica da baía e da cidade. Localiza- se no perímetro urbano, com acesso ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões.

 

Reserva Natural Salto Morato – RPPN

Criada e mantida pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, a Reserva é reconhecida junto com outras unidades de conservação da região, como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Protege paisagens, como o Salto Morato, uma queda d’água de aproximadamente 100 metros e a Figueira do Rio do Engenho, cuja raiz forma um “portal” sobre os seis metros de largura do rio. São 2.340 hectares de natureza aberto ao público em 1996. Além da beleza natural, a reserva oferece: trilhas interpretativas, quiosques, aquário natural para banho, camping, laboratório, alojamento para pesquisadores e centro de capacitação. Localiza-se a 20 km da sede do município pela PR 405. Tel. (41) 3340-2644 / 3340 2640 (Curitiba) / (41) 98827-4134. Visitação: quinta-feira a domingo das 8h às 16h.

Site: www.fundacaogrupoboticario.org.br

E-mail: [email protected]