Logotipo-Mais-Verão-24 (1)

Guaratuba

Em 1767, o tenente-coronel Afonso Botelho Sampaio e Souza, primo de D. Luis, seu ajudante de ordens, foi mandado à vila de Paranaguá, com dois encargos: Construir uma fortaleza na Ilha do Mel e povoar o local conhecido como “Enseada Guaratuba”, na faixa litorânea entre Paranaguá e a Vila de São Francisco. Duzentos casais foram selecionados para colonizar o local dando-lhes o governo português as ferramentas necessárias e demarcando-lhes as terras. Quatro anos depois, no dia 29 de Abril de 1771, o pequeno povoado foi elevado a categoria de vila com o ato de fundação da Vila de São Luiz da Marinha de Guaratuba.

Guaratuba na língua tupy quer dizer “muitos Guarás”, pássaros da família Eudocimus ruber de coloração vermelho vivo. Esta ave retornou ao município depois de desaparecer por várias décadas.

Acesso

MARÍTIMA

Travessia da Baía de Guaratuba
Empresa F. Andreis Av. Antônio dosSantos Miranda, 864
(41) 3472-1024 Atend.: 24 horas

RODOVIÁRIA

Terminal Rodoviário Governador Álvaro Dias Avenida Damião Botelho de Souza, s/nº
(41) 3442-8192

Pontos turísticos

Praias
Possui 22 km de extensão de praias, dentre as quais destacam-se: a Central e do Cristo, muito procuradas devido a tranquilidade e a pouca profundidade de suas águas; Praia do Brejatuba é apropriada para a prática de esportes aquáticos como surf e bodyboard, começa junto às pedras após o Morro do Cristo e segue até o balneário Estoril; Caieiras, local calmo e agradável com aproximadamente 1000 metros de extensão, está localizada em frente à entrada da “barra” da Baía de Guaratuba; Prainha, própria para descanso e a prática de pesca de arremesso; Barra do Saí, um dos mais lindos recantos da natureza, faz divisa com o município de Itapoá (Santa Catarina), localizada após o bairro de Coroados.

 

Salto Parati
Inserido no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, suas águas vêm do rio Parati e formam piscinas naturais após as quedas. Abundante em flora e fauna possui mata nativa aberta e fechada. O acesso mais fácil ao atrativo se faz através de barcos de pequeno porte, com duração aproximada de 40 minutos até o chamado “Porto” no Rio Parati e a partir deste ponto, mais uma caminhada de 30 minutos em trilha de baixa dificuldade.

Informações: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Tel. (41) 3472-8653.

 

Morro do Cristo (Brejatuba)

Mirante natural com 38m de altura que oferece aos visitantes uma visão fantástica do Oceano Atlântico e de toda cidade. Para facilitar o acesso ao morro, em 1953 o Prefeito mandou construir uma escadaria e instalar a imagem do Cristo Redentor, doada ao município em 1953 por Josefa do Amaral, viúva de João Cândido Ferreira, presidente do estado em 1907. Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados do Vigésimo Batalhão de Infantaria de Curitiba utilizaram o morro como posto de observação.

Localiza-se na Praia do Cristo.