Logotipo-Mais-Verão-24 (1)

Paranaguá

Na década de 1550-1560, famílias de São Vicente de Cananéia deslocaram-se ao litoral paranaense. Primeiro à Ilha da Cotinga e a seguir às margens do rio Itiberê. Em 1660 tornou-se Capitania, passando à condição de Cidade em 05 de fevereiro de 1842. Fato marcante para Paranaguá foi à visita de D. Pedro II, em 1880, para o lançamento da pedra fundamental do início das obras da rede ferroviária Paranaguá-Curitiba. A estrada de ferro foi tão rapidamente construída que já em 02 de fevereiro de 1885 foi inaugurada e até hoje é motivo de grande orgulho da engenharia nacional.

Acesso

AÉREA


Pista de Pouso – Aeroporto Santos Dumont
(recebe aviões pequenos das 6h às 18h)
Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 1563. Tel: (41) 3420-2983

MARÍTIMA


Porto D.Pedro II
Rua Antonio Pereira, 161 - Armazém 6 - A/B Porto D. Pedro II
(41) 3420-1143

RODOVIÁRIA


Terminal Rodoviário Municipal
Rua João Estevão, s/n.
(41) 3423-2785

Pontos turísticos

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas / Teatro da Ordem

Foi o templo católico da aristocracia imperial parnanguara. Construída em meados do Séc. XVIII, entre 1740 e 1750, pela Ordem Terceira de São Francisco, era igreja da elite parnanguara, e possuía, em átrio contíguo, um cemitério de crianças e sacerdotes. O templo sofreu obras de conservação durante o século XIX, a Ordem deixou de mantê-la, um incêndio que destruiu seu interior e a Prefeitura Municipal assumiu sua manutenção. A torre, à esquerda da fachada, é construção posterior, datada em 1841. Sua arquitetura é barroca, toda em pedra e em obras de cantaria, simples nas suas linhas e sem ricas decorações. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1962 e pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1967.

R. XV de Novembro – Centro – (41) 3423-4234. Visitação: De segunda a sábado das 8h às 17h30.

 

Casa “Dacheux”

A casa da família Dacheux, referência da arquitetura histórica da cidade, foi restaurada pelo poder público e atualmente funciona como espaço cultural para exposições artísticas.

R. Conselheiro Sinimbú, s/nº – Centro – seg a sex das 8h às 11h00 e das 13h às 18h00.

 

Aquário de Paranaguá

O Aquário de Paranaguá possui 26 recintos com mais de 200 animais de diversas espécies, em sua maioria, animais do litoral paranaense, porém, também são encontrados animais exóticos como tubarão-bambu, raias e jacaré. O local também conta com auditório, espaço para exposições, loja de souvenires, espaço criança e mirante. O local foi construído para trabalhar a educação ambiental dos visitantes e também contribuir para o desenvolvimento da região. A equipe técnica é formada por biólogos e educadores ambientais.

R. João Régis, s/nº – Centro (41) 3425-8063 ter à dom. da 10h às 17h.

 

Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná – MAE

Antigo Colégio dos Jesuítas, sua construção durou cerca de 60 anos. A ocupação definitiva do prédio ocorreu em 1754 e a fundação oficial do Colégio foi em 1755. Foi a mais importante e maior Instituição de ensino construída pelos Jesuítas que aqui atuaram, até serem expulsos do reino pelo Marquês de Pombal. Destinava-se ao ensino das primeiras letras aos filhos da aristocracia do sul. Hoje, abriga o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá – UFPR, inaugurado em 1962, possui um rico acervo cultural, importante referência turística e acadêmica. São mais de vinte e cinco mil peças, Coleções de arqueologia pré-histórica, cultural popular e etnologia indígena, além de documentação visual, sonora e escrita. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e como patrimônio do Estado em 1972.

R. XV de Novembro, 575. Centro -. (41) 3721-1200. ter a dom das 8h às 20h. www.proec.ufpr.br.

 

Ilha do Mel

Principal atrativo turístico de Paranaguá e um dos mais importantes atrativos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel tem cerca de 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que garante o ar primitivo e natural do local. Chega-se à Ilha do Mel partindo de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, ou de Paranaguá.. Possui importantes atrativos naturais e históricos. Entre os naturais destacam-se a Gruta das Encantadas, os morros das Conchas, do Miguel e do Meio, as praias e trilhas. A fauna local é facilmente observável, principalmente espécies de pássaros e botos. Uma importante porção preservada da Mata Atlântica composta de vegetação exuberante e manguezais encontra-se na ilha. O Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres compõem os principais atrativos históricos. As principais praias são: Encantadas, Brasília, do Limoeiro, da Fortaleza, do Farol, Grande, do Miguel, de Fora, do Belo e Ponta Oeste.