Pontal do Paraná

Como em todo litoral brasileiro, Pontal do Paraná foi inicialmente povoado pelos indígenas. Sua história política inicia-se por volta de 1983, quando começaram as primeiras movimentações para a criação de um novo município, com sede na área compreendida entre os balneários de Pontal do Sul e Monções. Pontal do Paraná possui lindas paisagens e beleza rara espalhadas nos seus 23 quilômetros de areias brancas e águas mornas e limpas, um irrecusável convite para longas caminhadas acompanhadas de perto pelas gaivotas e atobás que brindam os visitantes com seus vôos sincronizados sobre ondas do mar.

Acesso

Terminal Rodoviário de Praia de Leste PR 407, 111- loja 1
(41) 3458-2773


Empresa de ônibus Viação Graciosa
Contato: (41) 3455-1341
www.viacaograciosa.com.br

Terminal Rodoviário Ernesto Schaedler Avenida Atlântica, s/nº
(41) 3455-1341


Empresa de ônibus Viação Graciosa
Contato: (41) 3455-1341
www.viacaograciosa.com.br

Pontos turísticos

Comunidade do Maciel ou “Ilha do Maciel”
No Maciel vivem cerca de 46 famílias que sobrevivem da pesca artesanal. A vila é pitoresca! As canoas coloridas e redes de pesca enfeitam a paisagem e são tão perfeitamente pertencentes ao local, que por vezes, a sensação é de que a própria natureza as colocou ali. As casas coloridas são habitadas por gente hospitaleira, e suas histórias contam muito sobre as raízes do nosso litoral. Não há comércios por lá, mas anualmente ocorre a Caminhada Internacional na Natureza- Circuito Ilha do Maciel e a comunidade recebe os visitantes com deliciosas refeições a base de frutos do mar e produtos locais.

 

Comunidade Guaraguaçu

Localizada nas margens do Rio Guaraguaçu, o lugar é apropriado para pesca esportiva Possui marinas, bancas de artesanato e a Estrada Ecológica do Guaraguaçu que leva a comunidade indígena Guarani M’Byá, sitio arqueológico “Sambaquis do Guaraguaçu”.

Informações tel. (41) 3455-9672 ramal 7101.

 

Observação de Golfinhos

No balneário de Pontal do Sul é possível observar golfinhos que utilizam a região para se alimentar e cuidar dos filhotes. Atualmente estão identificados cerca de 40 indivíduos que adultos que frequentam o local e chegam a 2,20 metros. Podem ser vistos em algumas praias na Ponta do Poço e para sabem mais sobre eles, é só acessar www.leccem.net.

O maior grupo de comunicação do Paraná.

O melhor do SBT em 5 emissoras de TV.

70 emissoras de rádio em todo o Brasil.

A notícia em movimento.

26.7ºC

Curitiba...