Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Conselho de Desenvolvimento Agropecuário promove palestra sobre o CAR

- Conselho de Desenvolvimento Agropecuário promove palestra sobre o CAR

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Marechal Cândido Rondon (CMDA) realizará, na quarta-feira (18/04), a partir das 14 horas, no auditório da Acimacar, uma palestra voltada a proprietários de imóveis rurais, tendo como tema o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A palestra será ministrada pelo instrutor do Senar com especialidade em Documentação Ambiental, Osmael Portella.

 O objetivo do evento é chamar a atenção dos produtores rurais quanto ao prazo estipulado para fazer o cadastro, que vai até 31 de maio, além de explicar sobre a importância de efetuar o registro.

O CAR é um cadastro eletrônico em que são registradas todas as informações sobre rios, nascentes, áreas verdes e áreas produtivas. Segundo Portella, o CAR está embasado no novo Código Florestal, por isso não tem como voltar atrás. “Esse constitui uma base de informações muito sólida que vai facilitar o monitoramento por parte do órgão ambiental, uma vez que será feito por imagens de satélite, diferente do Sisleg, que era válido somente para o Estado do Paraná. O CAR é nacional e todos terão que fazer esse cadastro ambiental rural”, explica, lembrando que os mesmos dados serão usados na geração do Imposto Territorial Rural – ITR.

De acordo com o instrutor, mesmo os produtores que já fizeram o CAR devem participar da palestra. “Existem vários aspectos que precisam ser considerados, tanto por quem não fez, como por quem já fez o cadastro e na palestra nós explicaremos esses pontos”, afirma Osmael Portella.

Segundo ele, existem alertas e notificações que são gerados em caso de cadastros que possuem algum tipo de inconformidade em relação ao que o órgão ambiental exige. “A partir desse alerta é estabelecido um prazo para o produtor regularizar a situação mediante o órgão ambiental, portanto, é necessário acessar o cadastro para conferir se há alguma notificação”, exemplifica o instrutor.

Produtores, estudantes, profissionais da área e demais interessados terão acesso gratuito ao evento, que será uma oportunidade de sanar dúvidas sobre o CAR.

A Copagril é uma das empresas e instituições que fazem parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário. 

Fonte: Imprensa Copagril