Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

DFDA entrega Sipaf a fruticultores de Mesquita

- DFDA entrega Sipaf a fruticultores de Mesquita

Produtora de polpas de frutas, a Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mesquita (Coopamesq) tornou-se, na manhã desta sexta-feira (13), permissionária do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) para utilização nas embalagens ou na divulgação dos seus produtos. A autorização para o uso do selo foi entregue à presidente da Coopamesq, Vitória Dourado, pela gestora da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro (DFDA-RJ), Danielle Barros, durante evento realizado no auditório da sede da Prefeitura de Mesquita, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Um total de 14 selos do Sipaf foram entregues a agricultores familiares da cooperativa de Mesquita presentes à cerimônia, que foi marcada também pela entrega simbólica de um kit composto por barracas desmontáveis e outros equipamentos para emprego em feiras livres e outros eventos. “O Sipaf e o Kit-feira são políticas implementadas pela Sead (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário) para agregar valor ao produtos e incentivar a comercialização. São ferramentas que irão gerar mais renda e melhoria de vida para os trabalhadores da cooperativa e contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar de Mesquita”, comentou Danielle Barros.

Atestado de procedência e qualidade

A partir de agora as embalagens e os materiais de divulgação dos produtos da Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mesquita poderão exibir o Sipaf, selo que atesta ao consumidor que o alimento é fruto da agricultura familiar.

Além de garantir a procedência, a exibição do selo nos alimentos ajuda a promover o reconhecimento do trabalho do pequeno produtor, e sua importância para a segurança alimentar da população, bem como soma valor econômico ao produto, através da associação entre agricultura familiar e alimentação saudável.

Equipamentos para feiras

A cooperativa recebeu, simbolicamente, 10 barracas de feira; 20 bonés; 20 aventais e 40 caixas plásticas, que compõem o kit entregue pela Sead para estimular a participação dos agricultores familiares em feiras livres.

Os kits foram concedidos a 320 empreendimentos produtivos, possuidores de Declaração Jurídica de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Jurídica), e selecionados, em todo o país, através de chamamento público lançado em 2017.

Coopamesq

Criada há seis anos, a  Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mesquita reúne 21 agricultores familiares e inaugurou sua agroindústria de processamento de frutas em dezembro de 2017.  

Quatro meses depois, em 10 de abril deste ano, os fruticultores iniciaram a venda, no varejo, das polpas de acerola, manga e jabuticaba, através de uma parceria com um supermercado instalado em Mesquita.

Para a presidente da cooperativa, Vitória Dourado, a valorização do produto oferecida pelo Sipaf e os novos equipamentos para a participação em feiras livres são instrumentos que irão ajudar na conquista de novos espaços de comercialização.  

“Nossos horizontes se abrem para outros mercados varejistas e também atacadistas. Com o Sipaf poderemos competir com vantagem nas compras públicas, como o Pnae de Mesquita, que irá incluir polpas de frutas entre os alimentos da merenda escolar. E o kit (feira) vai estimular nossa participação em feiras livres, já que antes a gente usava barracas de bambu e agora teremos uma apresentação mais bonita e padronizada”, comemorou a presidente da Coopamesq.  

Durante o evento, o secretário  municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura de Mesquita, Janyr Menezes, destacou a contribuição de vários órgãos públicos no esforço dos fruticultores da cooperativa.

“Graças ao comprometimento de órgãos como a Sead, a Embrapa e a Emater construímos essa parceria que garantiu o suporte técnico a esses trabalhadores rurais. Estou muito otimista com o empenho deles (agricultores) pois entenderam que podem avançar, crescer e contribuir cada vez mais na retomada da agricultura de Mesquita”, avaliou o secretário municipal.

Além do selo do Sipaf, todos os produtos processados pela Coopamesq possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e contam também com o Selo de Produto Genuíno de Mesquita, expedido pela prefeitura daquele município para identificar, agregar valor e divulgar a agricultura local.

Em Petrópolis

Na tarde do mesmo dia 13, a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no RJ, realizou a entrega de 39 selos do Sipaf e de um Kit-feira (simbólica) aos agricultores familiares da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado do Rio de Janeiro (Seção Petrópolis), na sede do Sindicato Rural do Município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Fonte: MDA

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo