Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Documento base para fortalecer presença do agro no exterior é aprovado

- Documento base para fortalecer presença do agro no exterior é aprovado

Foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União portaria que aprova o Documento Base da Estratégia para Abertura, Ampliação e Promoção no Mercado Internacional do Agronegócio Brasileiro. De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, o texto constitui a primeira fase da elaboração da estratégia que visa criar política pública estruturada com esse objetivo. O documento tem contribuições de segmentos do setor produtivo e de entidades do agronegócio brasileiro, de unidades administrativas e de empresas públicas.

O objetivo é fortalecer a presença do setor agropecuário brasileiro no cenário internacional, abrindo novos mercados, aumentando as exportações para os mercados importadores, ampliando o rol de empresas exportadoras e diversificando a pauta de produtos, estimulando a agregação de valor e a captação de investimentos estrangeiros.

O documento base está sob avaliação de Comissão de Especialistas, constituída por representantes de órgãos e entidades governamentais, envolvendo a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e secretarias dos demais ministérios envolvidos nas atividades de comércio internacional, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para consolidação das diretrizes. necessárias à ampliação da participação brasileira no mercado internacional.

A Comissão de Especialistas elaborará projeto de documento final a ser submetido à consulta pública, oportunidade em que a sociedade civil poderá participar, interagir, apresentar sugestões e se fazer representar. A publicação da minuta de projeto para fins de consulta pública poderá ocorrer até o início do próximo mês, para avaliação de contribuições, em outubro, e publicação do documento final, até novembro.

As sugestões vão contribuir para a evolução e aperfeiçoamento da estratégia que deverá nortear a política de negociações internacionais do agronegócio brasileiro até 2022.

Fonte: Mapa