Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Trigo transgênico está cada vez mais próximo

Créditos: Pixabay - Trigo transgênico está cada vez mais próximo
Créditos: Pixabay

A Argentina está a um passo de aprovar o primeiro trigo transgênico do mundo, que já passou com êxito por várias etapas de avaliação técnica. O trigo HB4 foi desenvolvido pela Universidade Nacional do Litoral e pelo Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas, e sua patente foi adquirida pela empresa Bioceres. 

No entanto, a aprovação final foi suspensa até a decisão do presidente Mauricio Macri, porque a Secretaria do Agronegócio alertou sobre a possível perda de mercados de exportação de mais de US $ 1 bilhão por ano para o trigo tradicional como possível resistência social aos transgênicos. A própria empresa e a Secretaria de Ciência que endossou a transgênese, acreditam que logo alcançarão sua aprovação, ainda que de certa forma restrita a uma solução de consenso entre os atores envolvidos. 

"Procuramos obter o estatuto de difusão não comercial não regulamentada, que tem o apoio das autoridades sobre a segurança da cultura, mas com o compromisso de não o espalhar ou vendê-lo até que os países de destino aceitar isso", disse Francisco Ayala, chefe de produto da Bioceres. Em outras palavras, isso permitiria à empresa obter marketing em um futuro ainda não determinado, completa ele. 

Ayala acrescentou que existem procedimentos semelhantes iniciados no Uruguai, no Paraguai e no Brasil, bem como perante o órgão competente dos Estados Unidos (FDA, Food and Drug Administration), mas que a aprovação no país de origem é vital. Enquanto isso, Lino Barañao, secretário de ciência, disse ao SciDev.Net que "mais cedo ou mais tarde tem que ser aprovado, mas o que não queremos é causar danos porque temos liderança mundial". 

Fonte: Agrolink

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo