Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Emater vai prestar assessoria a cooperativas e associações

- Emater vai prestar assessoria a cooperativas e associações

O cooperativismo e o associativismo são fundamentais para o desenvolvimento econômico do Paraná. Para auxiliar essas organizações, o Instituto Emater vem desenvolvendo o projeto Emater Mais Gestão, em parceria com a Anater (Associação Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). O objetivo é prestar assessoria a cooperativas e associações, para que elas se fortaleçam e estruturem seus processos de gestão. A iniciativa também deve criar estratégias de administração, produção e comercialização, fomentando com sustentabilidade, o acesso dessas organizações a novos mercados .

Neste início de ano, 59 extensionistas passaram por capacitação com instrutores da Anater e até o fim de abril será concluído um diagnóstico da situação de associações e cooperativas que serão assessoradas pelos extensionistas. De acordo com Julian Mattos, coordenadora do projeto, o Mais Gestão pretende qualificar a organização interna e o planejamento dessas organizações, promovendo melhorias nos processos de gestão, execução de metas e controles. "Essas organizações devem avaliar suas atividades e promover o desenvolvimento sustentável das famílias associadas", ressaltou. Para Julian, é importante centrar as atenções na manutenção e acesso a mercados privados e institucionais, de forma profissional e sustentável. "É uma estratégia para consolidar relações comerciais e promover o desenvolvimento dos produtores familiares", acrescentou Julian.

O projeto Emater Mais Gestão deve prestar assessoria a 70 organizações da agricultura familiar (29 associações e 41 cooperativas), distribuídas em 59 municípios do Estado. Ao todo serão atendidos 7.139 agricultores familiares, durante dois anos. O projeto investe em treinamentos de dirigentes e associados para que possam desempenhar suas funções da melhor forma possível. Além disso, os extensionistas vão prestar consultorias para questões gerenciais de cada cooperativa, conforme os planos de aprimoramento das organizações. Os extensionistas vão identificar os gargalos específicos de cada cooperativa (gestão, infraestrutura, acesso a mercados, capitalização, entre outros) e propor soluções para a superação desses desafios. Todas as atividades propostas deverão ser adaptadas à realidade de cada uma das organizações assistidas. "Com esse projeto o Instituto Emater pretende contribuir com o desenvolvimento sustentável das famílias organizadas em cooperativas e associações e, consequentemente, com o desenvolvimento rural do Estado do Paraná", concluiu Julian.

Fonte: Emater

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo