Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Estimativa do valor bruto de produção em 2018

Estimativa do valor bruto de produção em 2018 Estimativa do valor bruto de produção em 2018

A estimativa do valor bruto da produção (vbp) deste ano com base em informações de março, indicam valor de r$ 530,1 bilhões, 3,7% abaixo do obtido em 2017, mas há tendência de recuperação, pois os dados têm indicado sinais de aumento do valor com o passar dos meses.

A direção dos resultados dependerá dos preços dos produtos e do milho de segunda safra. As lavouras e a pecuária sofreram redução do vbp, de 3,8% e de 3,5%, respectivamente. Os melhores resultados são os de algodão, com aumento de 20,9% em relação ao ano passado, cacau, 8,7%, mamona, 68,5%, soja, 3,8%, batata-inglesa, 3,4%, café, 2%, tomate, 32,7% e trigo, 37,3%.

Outro grupo de produtos tem apresentado redução de valor, entre os quais destacam-se o arroz, cana-de-açúcar, café, milho, laranja, mandioca. Como representam parte expressiva do valor da produção total, têm forçado para baixo o vbp deste ano. Esse efeito foi ampliado pela redução de valor da carne de frango, carne suína, e leite, que também estão tendo pior desempenho. 

Destacam-se ainda produtos que têm apresentado recuperação dos preços, entre os quais estão ovos, algodão, batata e tomate.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo