Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

A programação da Vitrine da Carne

- A programação da Vitrine da Carne

A Vitrine da Carne, evento realizado há dois anos  na ExpoLondrina, chega à sua terceira edição, em 2019, focando o produtor rural e profissionais que trabalham com desossa de carcaça, além de programação também para o público em geral. Antes somente aos finais de semana, este ano foi desenvolvida de 8 a 13 de abril, com a parceria da Copcarnes (Cooperativa de Carnes Nobres).

Segundo Luigi Carrer Filho, diretor de Atividades Agroindústrias da SRP, o mercado da carne tem se modificado nos últimos tempos e por isso a exigência de novas práticas de produtores e comerciantes. “Atualmente, há novos cortes e oferta de animais precoces, inclusive hiper precoces, o que altera até a forma de preparo da carne”, explica.

Neste ano, haverá programação destinada também a profissionais e estudantes das áreas de veterinária, zootecnia e gastronomia.

No dia 8, segunda, aconteceu a desossa com cortes especiais, dirigido a profissionais que trabalham em casas de carne e supermercados. A demonstração realizada por Léo Calixto,  açougueiro há 17 anos, formado em gastronomia, e especializado em cortes nobres e gestão de açougue e cursos de especialização em  churrasco.

Já no dia 9, houve a desossa e a apresentação de carnes especiais de suíno, também com Léo Calixto.

Na programação do dia 10, houve apresentação de cortes especiais, ressaltando o manejo de animais para obtenção de carne de qualidade. No dia  seguinte, houve também uma programação dirigida a um público da área - produtores, estudantes dos cursos de zootecnia e de veterinária e profissionais -  de cortes especiais ressaltando a qualidade da carne associada ao padrão genético. 

A carne de cordeiro esteve na programação do dia 12, com apresentação de cortes especiais. A demonstração será feita com os especialistas Francisco Fernandes Júnior e João Paulo Batista, da empresa Cordeiro Itimura.

E a unanimidade nacional, o churrasco, foi estrela no dia 13, para todo o público, com apresentação de cortes especiais, noções de preparo e de como assar, por Léo Calixto.

Este ano também teve uma programação técnica. A primeira palestra, “Tecnologia para produção de carnes com qualidade” ministrada por Geraldo Moreli, no dia 8 e no dia 11. Ele é assessor técnico da Cooperativa de Produtores de Carnes Nobres (Copcarnes), Zootecnista, Mestre em Nutrição de Ruminantes – Bovino de Corte e Especialista em Silvipastoril.

No dia 10 teve ainda o painel “Futuro da pecuária paranaense: modernização da pecuária com ênfase na produção de carcaça de qualidade”. Participam Guilherme Mossa Souza Dias, da FAEP, veterinário Luiz Fernando Menegazzo Gheler, da Cooperativa Aliança, de Guarapuava; veterinário Piotre Loginski, da Padrão Beef, de Cascavel; e Geraldo Moreli. A coordenação é do zootecnista Luiz Fernando Brondane, da Emater. O evento foi realizado no Recinto Horácio Sabino Coimbra.

Créditos: Assessoria de Imprensa