Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Os 25 principais importadores de carne de frango dos EUA em 2018

- Os 25 principais importadores de carne de frango dos EUA em 2018

Divulgados somente agora, em abril, os dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sobre os países de destino da carne de frango norte-americana em 2018 revelam que os 25 principais importadores do exercício passado aumentaram suas compras em 4%, mesmo índice de incremento observado entre os demais importadores, grupo que englobou 133 países.

Principal consumidor externo da carne de frango dos EUA desde 2010, o México não só ampliou suas importações (cerca de 8,5% a mais que em 2017), como também aumentou sua participação no total exportado, agora superior a 20%.

Porém, talvez, a grande surpresa desse ranking é encontrar na segunda posição um país de língua portuguesa: Angola, que em 2018 aumentou suas importações em 19%, ao mesmo tempo em que elevou em 14% sua participação nas vendas totais dos EUA.

Mas não foi só o aumento de volume que fez Angola ascender à segunda posição. Cuba, anterior ocupante do posto, reduziu suas importações em mais de 6% e, com isso, caiu para o quarto lugar. Neste caso, porque enfrenta dificuldades para pagar seus importadores.

E quanto aos três principais importadores da carne de frango brasileira – Arábia Saudita, China e Japão? No ranking norte-americano, o Japão surge na 30ª posição, com importações próximas de 20 mil toneladas (em 2018, 398 mil toneladas importadas do Brasil). A Arábia Saudita ficou no 53º posto, com cerca de 7,5 mil toneladas (do Brasil, 486,4 mil toneladas).

A China, por sua vez, ficou numa remota 126ª posição, com apenas 55 toneladas importadas (do Brasil, pouco mais de 438 mil toneladas). Mas o que não escapa, aqui, é que Hong Kong, território especial chinês, colocou-se como o sétimo principal comprador da carne de frango dos EUA, com perto de 115 mil toneladas. O que isso representa em comparação às importações do Brasil?

Hong Kong também se coloca entre os principais mercados da carne de frango brasileira, pois em 2018 foi o sexto principal destino do produto. Mas as aquisições efetuadas no Brasil foram quase 85% maiores que a dos EUA, pois ficaram próximas de 212 mil toneladas.

A registrar, ainda, que em 2018 as exportações norte-americanas de carne de frango alcançaram 158 países, 17 a mais que em 2017. Mas esse incremento precisa ser melhor avaliado, pois no rol dos 20 menores importadores (final do ranking) aparecem países com importações que variam desde apenas1 (uma) até 17 (dezessete) toneladas. O Brasil, por exemplo, é o 141º importador, com aquisição de 16 toneladas.

Fonte: Avisite

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo